Destino: Brasil - matricule-se e conheça os cursos oferecidos pela UFSJ

Publicada em 15/06/2021 - Fonte: ASCOM

O Programa de Mobilidade Virtual Internacional Andifes – Destino: Brasil, foi lançado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em colaboração com seu Colégio de Gestores de Relações Internacionais (CGRIFES). O Programa trouxe a proposição de oferta coletiva de cursos em língua estrangeira a parceiros internacionais, na modalidade virtual, de forma a proporcionar aos participantes uma experiência de imersão em diferentes aspectos da cultura brasileira.

A UFSJ teve importante presença na concepção e desenvolvimento do Programa, já que ele foi proposto por um grupo de trabalho do CGRIFES, coordenado pela assessora para Assuntos Internacionais, Liliane Sade, que atualmente é também vice-diretora do Colégio, ao lado dos professores Waldenor Moraes, da Federal de Uberlândia, que o dirige, e Virgílio Almeida, da Universidade de Brasília, secretário desse Colégio de Gestores.

Ao todo, são 104 cursos ofertados virtualmente, nos meses de julho e agosto, por 42 Ifes, com representação de 21 estados brasileiros. Quatro deles são propostos pela UFSJ. Todos os cursos serão ministrados em língua estrangeira, incluindo o português para aprendizes estrangeiros.

Dessa forma, pretende-se criar um programa amplo de mobilidade virtual, que vise à promoção do ensino federal brasileiro no exterior; à valorização e disseminação da língua e da diversidade cultural brasileiras em âmbito internacional; ao aumento da atratividade internacional das Ifes e à dinamização do processo de internacionalização das instituições envolvidas. Trata-se de programa piloto, mas a ideia é que seja replicado e ampliado em outras edições, mesmo com o futuro retorno da mobilidade presencial.

Destino: Brasil prevê em edital um percentual de 30% para participação de estudantes brasileiros. As inscrições estão abertas até o dia 30 de junho de 2021, neste link, no qual ainda pode ser consultado o catálogo dos cursos disponíveis. Como não há processo seletivo, as vagas ficam com os primeiros inscritos. Haverá certificação da Andifes e da universidade ofertante ao final do Programa.

Liliane Sade convida a comunidade acadêmica da UFSJ – professores, alunos e técnicos administrativos – a participarem dos cursos, mesmo os que estejam sendo oferecidos por outra instituição. “É uma oportunidade perfeita de praticar a língua estrangeira em um contexto real de uso e para interagir com pessoas de diversos países diferentes”, comenta a assessora. Para ela, como a ida ao exterior está comprometida devido à pandemia e aos severos cortes orçamentários, o Programa vai contribuir para trazer “as relações internacionais globais para dentro dos muros da UFSJ, o que é denominado Internacionalização em Casa, uma maneira de promover o multiculturalismo e o multilinguismo na instituição, estimulando ainda uma melhor interação e integração entre as Ifes participantes”, analisa.

Os cursos do Destino: Brasil abrangem diversas áreas do conhecimento: Arte, Cultura, Literatura e Sociedade; Administração, Economia e Negócios; Biologia, Química e Física; Ciências da Saúde; Ciências Sociais, Política e Antropologia; Ecologia, Meio Ambiente e Biodiversidade; Educação; Engenharia; Estudos Linguísticos; Português como língua estrangeira ou adicional; Sustentabilidade; Multidisciplinar.

Cursos oferecidos pela UFSJ
Segundo Liliane, os quatro cursos oferecidos pela UFSJ (detalhados a seguir) vão propiciar “o aumento da visibilidade nacional e internacional da instituição, além da possibilidade de desenvolvimento de novas parcerias internacionais, ao mesmo tempo em que fortalecem as já existentes.”

Nesse sentido, vale lembrar que metade desses cursos contam com a participação de professores estrangeiros de universidades parceiras da UFSJ. “Nesse caso em especial, estamos promovendo o que é chamado na literatura da área de COIL, Collaborative Online International Learning, ou Aprendizagem Colaborativa Internacional Online”, completa.

Outro destaque apontado por Liliane: como os cursos serão oferecidos aos parceiros internacionais de todas as Ifes brasileiras, “é possível que parceiros de outras instituições se interessem pelos cursos da UFSJ e venham a conhecer nossa Universidade, resultando em possíveis novos acordos e na vinda de mais alunos e professores estrangeiros em um futuro próximo.” O que pode, ainda, incentivar e aprofundar o conhecimento sobre o Brasil, rompendo estereótipos. Tendo o país como temática, “será possível mostrar e conhecer a riqueza e diversidade brasileira, contribuindo para a interiorização da internacionalização, que se desloca dos grandes eixos das capitais e do litoral, para alcançar todos os estados brasileiros”, afirma Liliane.

Curso 1: Human impacts on Brazilian freshwater ecosystems: assessment and implications for conservation, oferecido pelo Núcleo de Estudos Avançados em Água da UFSJ (Nacqua)
Área: Ecologia, Meio Ambiente e Diversidade
Professores: Iola Gonçalves Boëchat, Björn Gücker, Leonardo Cristian Rocha e Gabriel Pereira, do Departamento de Geociências da UFSJ; Davi Gasparini Fernandes Cunha, Departamento de Hidráulica e Saneamento, da Escola de Engenharia de São Carlos (USP); Cleber Cunha Figueredo, Departamento de Botânica, do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG

Curso 2: A taste of Brazilian music and culture