Estudantes Mães (R)Existem conduz pesquisa sobre realidade parental

Publicada em 15/06/2021 - Fonte: ASCOM

O projeto de extensão Estudantes Mães (R)Existem vem realizando pesquisa sobre a realidade parental na UFSJ. A equipe desenvolveu questionário com 17 perguntas, cujos dados serão encaminhados às representações institucionais, a fim de orientar ações para melhor atender ao público em questão.

Na pesquisa anterior, conduzida ano passado, dos 6.338 respondentes, 414 disseram ter filhos. O maior número (233), fossem mães, fossem pais, declararam ter apenas um filho. Na faixa de quatro filhos ou mais, apenas 18 estudantes. Os resultados deste ano serão divulgados via Instagram, e podem também gerar um documentário, previsto para o final do ano.

Os dados coletados, bem como as informações geradas, resguardam a identidade dos participantes. “Nossa proposta é usá-los em ações de ensino, pesquisa, extensão e esferas administrativas, produzindo desde artigos até e-books, passando por encaminhamentos institucionais de demandas”, afirma Olívia Drumond, uma das integrantes do projeto.

A equipe do projeto se depara com a difícil realidade de oferecer apoio adequado sem que se conheça as vivências das estudantes mães. Para Olívia, “é importante observar que temos vários perfis de mães, e queremos acolher todas elas em suas dificuldades. No cenário atual, impactado pela pandemia, a sobrecarga do trabalho doméstico e do cuidado com os filhos tem se mostrado ainda mais marcante, já que culturalmente costuma ser majoritariamente realizado pelas mulheres.”

O Projeto
O Estudantes Mães (R)Existem surgiu em 2019 de forma voluntária, idealizado pela estudante do curso de Teatro, Lis Coelho, com suporte dos fotógrafos Marcius Barcelos, da UFSJ, e Rafael Nascimento, aluno do curso de Jornalismo. A equipe fotografou estudantes mães e afixou as imagens em alguns campi da Universidade, com o intuito de dar visibilidade, por meio da arte, à causa das mulheres que se tornam mães quando são estudantes do Ensino Médio e do Ensino Superior, trazendo à tona a realidade dessas estudantes e a luta em prol de seus direitos.

Em 2020, as professoras Fernanda Omelczuk, do Departamento de Ciências da Educação, e Fernanda Nascimento Corghi, do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Artes Aplicadas, ambas mães, se identificaram com a proposta e passaram a integrar o projeto. A equipe é formada hoje por duas bolsistas, seis estudantes voluntários e um grupo de apoio, com 51 participantes. Contatos podem ser feitos também por e-mail: maesresistem@ufsj.edu.br.

Samara Santos
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom