Materiais compósitos na América do Sul: parceria UFSJ-UFMG

Publicada em 15/06/2021

Em agosto de 2022, a UFSJ promove, em parceria com a UFMG, o 6th Brazilian Conference on Composite Materials (BCCM), tendo como organizadores os professores Carlos Alberto Cimini Jr., da Federal de Minas Gerais, e Túlio Panzera, do Departamento de Engenharia Mecânica e Produção da UFSJ (Demep).

O evento, realizado de dois em dois anos, vai acontecer em Tiradentes, onde vão se reunir pesquisadores dos principais centros de pesquisa na área de compósitos do Brasil e do exterior. A 5ª edição, adiada devido à pandemia, ocorreu on-line, em janeiro deste ano.

O BCCM vem sendo considerado o maior evento sobre materiais compósitos da América do Sul, pelas projeções de público da academia e da indústria, principalmente dos setores aeronáutico, automotivo, construção civil e áreas afins. A cada edição, o número de participantes aumenta substancialmente. A expectativa para 2022 é que a conferência possa ser realizada presencialmente, com número recorde de inscritos, pelo apelo turístico da região, num aguardado momento pós-pandemia.

O professor Túlio Panzera, chairman do BCCM, destaca que o encontro permitirá divulgar e expandir as relações nacionais e internacionais de pesquisa nas duas universidades, principalmente aquelas desenvolvidas no Centro de Inovação e Tecnologia em Compósitos (Citec) da UFSJ. ‘‘Além de ser uma excepcional oportunidade para os alunos de graduação e pós-graduação experimentarem um evento de grande abrangência como esse’’, comenta.

O maior destaque, porém, ficará com o elevado nível de qualidade dos trabalhos submetidos ao BCCM, prevê Túlio, recentemente indicado editor chefe do periódico canadense Journal of Research Updates in Polymer Science. Clique aqui e confira o vídeo promocional do congresso.