CPA abre inscrição para eleições de novos membros

Publicada em 21/06/2021 - Fonte: ASCOM

A Comissão Própria de Avaliação da UFSJ (CPA) está com inscrições abertas para a primeira eleição de novos membros. Os interessados têm entre segunda e quarta-feira (21 a 23 de junho) para preencher o formulário disponível neste link. O certame acontece para composição de seis vagas, sendo uma para docente e outras cinco para técnicos administrativos. Todos os editais podem ser acessados neste endereço. A votação será realizada no dia 28 de junho, de 8h às 17h, por meio da página de eleições da Universidade.

As primeiras eleições dos representantes dos técnicos administrativos e docentes foram definidas a partir da aprovação do novo Estatuto da CPA pelo Conselho Universitário. De acordo com o presidente da Comissão, Douglas Marcos Ferreira, esta alteração visa proporcionar mais isonomia e independência aos trabalhos desenvolvidos pela CPA. “O processo eleitoral para recompor os membros da CPA foi instituído com intuito de garantir autonomia às atividades executadas. Além disso, o estatuto criou novas vagas para membros em subcomissões, nas quais estarão representantes de todos os campi da instituição.”

O pleito irá promover a escolha de um docente credenciado em programa(s) de pós-graduação stricto sensu (Edital 08/2021), um técnico administrativo para atuar na área de Comunicação Institucional da CPA (Edital 09/2021), dois técnicos administrativos que atuam na pós-graduação (Edital 10/2021), um técnico administrativo lotado no CAP (Edital 11/2021) e um técnico administrativo lotado no CCO (Edital 12/2021). As orientações para votação de cada vaga estão presentes nos editais, havendo restrições de acordo com o cargo ou local de atuação dos servidores.

Para o presidente Douglas Ferreira, a participação da comunidade acadêmica nas atividades da CPA é essencial, uma vez que a Comissão é responsável por realizar as pesquisas que abastecem a Universidade de informações. “Os relatórios desenvolvidos mostram a realidade da instituição, apresentando pontos nos quais é possível aprimorar a qualidade da estrutura física, das atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão, e também das tomadas de decisão da própria gestão da UFSJ.”

Para obter mais informações, basta acessar o site da Comissão Eleitoral ou da CPA.

Participação que gera conhecimento
A natureza do trabalho realizado pela Comissão Própria de Avaliação permite aos integrantes o acesso a uma infinidade de informações sobre a Universidade. As análises, relatórios e o contato com servidores em busca de dados proporcionam a oportunidade de conhecer detalhes da instituição. A experiência de fazer parte do grupo é destacada pela pró-reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progp), Conceição Assis de Souza Santos, que integrou a CPA durante quatro anos. “O trabalho na Comissão possibilitou um aprendizado sobre todas as áreas da Universidade, fazendo com que eu pudesse descobrir a grandiosidade desta instituição. A participação vale muito a pena.”

Já a professora do Departamento de Ciências Econômicas (Dceco), Patrícia Lopes Rosado, integrou a comissão por dois anos e atuou ativamente no processo de reestruturação da CPA. “Para poder avaliar, é preciso conhecer e, por isso, as atividades desenvolvidas dentro da CPA permitem que os membros tenham uma visão da Universidade nas suas diferentes dimensões. Responsável por produzir um diagnóstico da UFSJ, contribui para o planejamento estratégico das ações. Após os levantamentos concluídos, a CPA tem ainda o desafio de incentivar a comunidade acadêmica e externa a também conhecer essas informações. Diante disso, é preciso valorizar o trabalho da Comissão, participando e colaborando com seus processos e pesquisas.”

Novo estatuto
Aprovado pelo Consu por meio da Resolução nº 04, em 15 de março, o novo estatuto da CPA trouxe como uma das principais mudanças a realização de eleições para a escolha dos técnicos administrativos e dos docentes que a compõem. Também com intuito de aumentar a representatividade dos diferentes segmentos da instituição, foram criadas seis subcomissões, uma para cada campus da Universidade, que serão formadas por um docente, um técnico e um discente da graduação da respectiva unidade.

A definição dos alunos que integrarão a CPA será promovida pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), no caso da graduação, e da Associação de Pós-Graduandos da UFSJ (APG).

Com as alterações, o grupo passa a contar com a participação de 25 membros. Os integrantes cumprirão um mandato de três anos, com exceção do representante da sociedade civil organizada, que permanecerá na Comissão por dois anos.