Alunos e professores da UFSJ atuam na vacinação contra covid-19

Publicada em 28/06/2021 - Fonte: ASCOM

"A força-tarefa tem sido gigante. Se tivermos vacina, a gente dá conta de imunizar todo mundo!"

A frase é da professora do curso de graduação de Enfermagem da Universidade Federal de São João del-Rei, Alba Otoni, e simboliza bem o andamento da vacinação em Divinópolis, da qual ela participa ativamente. Entre professores do curso, alunos do Mestrado e da Residência em Saúde da Família, ofertados no Campus Centro-Oeste (CCO), são 27 pessoas da comunidade acadêmica da UFSJ atuando diretamente na vacinação contra covid-19 em Divinópolis (MG).

O grupo sabe da importância de vacinar o máximo de pessoas possível, o mais rápido. O país, afinal, vive um dos piores momentos da pandemia de covid-19, e a vacinação é fundamental para salvar milhares de vidas diariamente. Já são quase 500 perdas por covid em Divinópolis, e mais de 500 mil no Brasil. Mas, com tanta gente dedicada na força-tarefa da qual faz parte, Alba tem esperanças: “se Deus quiser, vamos conseguir, sem demora!”

O trabalho é de imensa responsabilidade. Não à toa, a UFSJ tem treinado tanto a sua equipe quanto os profissionais de saúde do município. O treinamento é coordenado pela professora de Enfermagem da Universidade, Valéria da Conceição Oliveira.

A responsabilidade, às vezes, ganha também um respiro, e histórias bem incríveis aparecem. Como, por exemplo, o Darth Vader vestido com a camisa da seleção brasileira de futebol. Coube a Alba vaciná-lo. “Divertidíssimo! Ele chegou de kombi com as crianças e a esposa, e disse que precisava da prevenção, que, segundo o filho, a prevenção tinha que ser intergaláctica.”

E a rotina se repete, dia após dia, renovando a esperança de milhares de divinopolitanos, mineiros e brasileiros. “A gente trabalha e se diverte. É gratificante!”