Pesquisa e negócio balizam encontro da Liga de Empreendedorismo

Publicada em 28/06/2021

A Liga Acadêmica de Empreendedorismo e Inovação da UFSJ (Laemi) realiza, nesta terça, 29, às 19h, o 1o Meetup, com o tema Da pesquisa ao negócio, que pode ser assistido no canal da Liga no YouTube.

As convidadas são a pesquisadora Luciana Silva, titular da Fundação Ezequiel Dias (Funed) e sócia-fundadora da OncoTag, e a empresária Soraya El-Khatib, fundadora da S Cosméticos do Bem, que vão trazer ao público experiências de suas jornadas, aliadas aos desafios de transformar suas pesquisas em negócios.

O evento tem o apoio do Grupo de Inovação Tecnológica e Empreendedora (GRITE), do Programa Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (Vuei), coordenado pelo Governo de Minas, e do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica da UFSJ (Netec).

Para Paulo Granjeiro, coordenador do Netec, o 1º Meetup Laemi se apresenta como importante momento de aprendizado sobre como uma pesquisa inovadora pode se transformar em negócio, e quais as dificuldades e as ferramentas necessárias para validar esse modelo. Além do mais, as convidadas são cofundadoras de startups premiadíssimas, que estão no mercado propondo soluções às necessidades dos clientes. A Liga Acadêmica de Empreendedorismo foi fundada recentemente, no Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), visando contribuir, por trocas de experiências como essa, para o fomento à cultura do empreendedorismo.

Para Ana Gontijo, diretora de Ensino da Laemi, “conhecer o itinerário de um empreendedor é muito válido para entendermos a importância do empreendedorismo científico. Conhecer cases de sucesso pode nos motivar a valorizar uma ideia e transformá-la em um potencial negócio”, destaca.

Currículos
Soraya El-Khatib é graduada em Farmácia Bioquímica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, fez mestrado em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas, onde também se doutorou. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Bioquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: cosméticos, espectrometria de massas, laboratório clínico, dor muscular tardia, inflamação, tratamento farmacológico de feridas, combate ao Sars-Cov2, controle qualidade e pesquisa e desenvolvimento (P&D). Atualmente é CEO da startup S Cosméticos do Bem, empresa de inovação e de base tecnológica vinculada à Incamp/Inova/Unicamp, com dois projetos de Pesquisa Inovativa na Pequena Empresa (Pipe) e um projeto no Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas (Pappe), financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), pela Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep) e Ministério da Ciência e Tecnologia. Atualmente, desenvolve projeto de inovação em parceria com o Senai Inovação e comercializa o primeiro produto desenvolvido pela Cosméticos do Bem.

Luciana Maria Silva Lopes é bióloga, formada pela PUC-Minas, com mestrado em Ciências Técnicas Nucleares na Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em Biologia Celular também pela UFMG. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Citologia e Biologia Celular, atuando principalmente nos seguintes temas: biologia celular, cultivo in vitro de células animais, cultura primária de células, câncer, medicina translacional, células-tronco do câncer, heterogeneidade celular, scale-up de células animais para produção de produtos biológicos, e pesquisa de vias de sinalização celular relacionados à quimiorresistência e agressividade dos tumores humanos. Atualmente é chefe do Serviço de Biologia Celular da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Fundação Ezequiel Dias e sócia-fundadora da startup OncoTag, que atua na pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços oncológicos. Atualmente, é docente titular no Mestrado em Biotecnologia da Funed, e credenciada como docente no Programa de Pós-Graduação em Genética do ICB/UFMG. Participa de ações para divulgação e popularização da Ciência, sendo pesquisadora colaboradora do programa Funed na Escola e do perfil Mundo das Células do Instagram.