Pibic Fapemig: inscrições se encerram nesta quinta, 1º

Publicada em 01/07/2021 - Fonte: ASCOM

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) lembra aos pesquisadores mineiros que o período de inscrição de projetos na Seleção Pública de Adesão ao Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (Pibic) se encerra nesta quinta, 1º de julho.

O Programa tem como objetivo credenciar as instituições científicas, tecnológicas e de inovação, e as instituições de ensino superior localizadas em Minas Gerais, para a concessão de cotas de bolsas, conforme suas capacidades de orientação nessa modalidade. A íntegra do edital está disponível aqui, e os anexos podem ser visualizados neste link. O Fale Conosco responde dúvidas que porventura ainda surjam.

A Fundação lista a seguir os itens da chamada que mais estão gerando erros de preenchimento:
1) O objetivo é o credenciamento de instituições científicas, tecnológicas e de inovação, e as instituições de ensino superior localizadas no Estado. Não há, portanto, necessidade de cadastrar fundações de apoio como gestoras. Não há previsão da participação dessas entidades no Pibic, uma vez que os pagamentos serão realizados diretamente aos bolsistas, via cartão BB Pesquisa.
2) De acordo com o item 5, as propostas deverão ser preenchidas no sistema Everest pelo representante legal da Instituição, ou pela autoridade cuja competência para essa finalidade tenha sido delegada formalmente, desde que comprovada por meio da anexação no sistema Everest de cópia de ato de delegação ou procuração. Ou seja, somente essas pessoas podem fazer o preenchimento da proposta.