Está no ar: novo portal de atendimento do NTInf

O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTInf) apresenta, nesta segunda, 5, um novo sistema de atendimento. Os serviços prestados pelo setor passaram por uma remodelagem para oferecer mais facilidade aos usuários. Com as mudanças, o novo portal trará mais agilidade e transparência aos mais de 250 chamados atendidos pelo Núcleo mensalmente. O sistema irá substituir a antiga página do NTInf, e estará disponível neste link.

De acordo com o diretor do Núcleo, Rodrigo de Carvalho dos Santos, as mudanças a serem implementadas trazem novidades, desde a forma de solicitar o serviço até o fluxo de atividades internas do setor. “Todas as modificações buscaram promover um aperfeiçoamento dos trabalhos oferecidos pelo NTInf. As novas funcionalidades visam proporcionar uma melhor experiência aos servidores que nos acionam.”

Com as mudanças, ao abrir um chamado, o solicitante encontrará uma série de facilidades. Ao acessar o portal, o usuário se depara com um catálogo dos 37 serviços disponibilizados, incluindo a descrição e o prazo máximo, estimado, da execução. Entre as atividades realizadas estão a manutenção de computadores, instalação de pontos de rede, manutenção nos sistemas SIG, redirecionamento de ramais analógicos e configuração de ramais VOIP (voz sobre IP). Para implantar este sistema, o NTInf mapeou o fluxo e documentou todos os atendimentos oferecidos à comunidade da UFSJ.

Uma das principais inovações é a possibilidade dada aos solicitantes de acompanhar os chamados abertos junto ao Núcleo. O servidor poderá acompanhar o passo a passo do andamento da sua demanda, recebendo em tempo real as atualizações do atendimento. O sistema permite ainda que se mantenha uma interação com o técnico responsável pelo serviço, por meio de troca de mensagens. Após a conclusão do chamado, o usuário recebe um e-mail, informando sobre a solução do problema.

Rodrigo Santos destaca ainda que, ao encerrar o atendimento, o servidor recebe um convite para participar de uma pesquisa de satisfação. “Reforçamos a importância de a comunidade acadêmica aproveitar esse canal e nos enviar um feedback das atividades realizadas, para que possamos aprimorar ainda mais nossos serviços”, completa.

Mão de obra qualificada
O novo sistema do NTInf foi inteiramente configurado e implantado pelos profissionais do Núcleo, utilizando software livre e priorizando a economicidade, sem gerar custos com aquisições de software para a UFSJ. O NTInf conta hoje com uma equipe de 24 servidores, responsáveis por atender às demandas dos seis campi da UFSJ.

A analista em Tecnologia da Informação, Anyole Vieira Almeida de Miranda, participou ativamente da configuração do portal e explica sobre o trabalho. “O sistema foi configurado por meio da utilização de um software livre que passou por uma remodelagem para atender às necessidades da UFSJ. A nova identidade visual já trará o layout dos sites do Governo Federal, visando facilitar a navegação dos usuários.”

Capacitação
Os interessados em aprender a utilizar as ferramentas disponíveis no novo sistema podem contar com os treinamentos oferecidos pelo NTInf à comunidade acadêmica. A primeira turma foi capacitada em 29 de junho. Em caso de necessidade, novas turmas serão abertas. A capacitação também será disponibilizada para os colaboradores, efetivos e terceirizados, que não puderem participar.


Publicada em 02/07/2021
Fonte: ASCOM

 Voltar