Livro traça panorama da pesquisa em Ciências Agrárias no país

Publicada em 05/07/2021 - Fonte: ASCOM

Acaba de ser publicado, pela Editora Científica, o livro Ciências Agrárias - o avanço da Ciência no Brasil, organizado pelo professor Júlio Onésio Ferreira Melo, do Departamento de Ciências Exatas e Biológicas da UFSJ (Deceb).

Pós-doutor em Ciências Agrárias pela Universidade de Lisboa e atuando no Campus Sete Lagoas, Júlio explica que a motivação para a obra foi mostrar o “arranjo científico” desta área no Brasil. “Esse livro pode ser considerado um espelho da produção científica brasileira, mesmo em tempos de pandemia. Por outro lado, os conteúdos foram trabalhados de forma didática, aumentando o acesso do público aos temas”, observa.

O livro é composto por 37 capítulos, que trazem artigos relativos aos trabalhos científicos desenvolvidos por pesquisadores em todas as regiões do Brasil. Treze destes foram realizados na UFSJ, em parceria com outras instituições universitárias. Apesar de tratar principalmente da pesquisa, a obra abre espaço para a extensão, como nos capítulos iniciais, que tratam de árvores do cerrado e de aspectos químicos da água.

De acordo com o organizador, os autores “se especializaram e se destacam” nas discussões sobre as temáticas abordadas, apresentando conteúdo científico de vanguarda na área e toda a sua interface, que abrange outros campos de conhecimento, como Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Farmácia, Nutrição e Química. “Com a expansão e a grande relevância do agronegócio no Brasil, houve uma ascensão nas pesquisas científicas e uma maior integração nas diversas áreas”, ressalta Júlio.

UFSJ
Fazem parte da equipe da UFSJ que participa do Ciências Agrárias os professores Amauri Geraldo de Souza, Angelita Cristine de Melo, Éric Marsalha Garcia, Ernani Clarete da Silva, Hosane Aparecida Taroco, Júlio Onésio Ferreira Melo, Lanamar de Almeida Carlos, Marcos Antônio Matiello Fadini e Mateus da Silva Junqueira. Além destes, 22 alunos - dos cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia de Alimentos e Interdisciplinar em Biossistemas, completam o grupo de pesquisadores.

Ciências Agrárias – o avanço da ciência no Brasil pode ser acessado nestes links: