Em defesa do conhecimento, da vida, do futuro

Publicada em 08/07/2021 - Fonte: ASCOM

Nesta quinta-feira, 8 de julho, celebramos o Dia Nacional da Ciência. A “ciência” tem sido muito debatida em tempos de pandemia de covid-19. Afinal, são as recomendações científicas que nos guiam (ou deveriam nos guiar) para controlar a expansão do vírus. As vacinas contra a covid-19, seguras e eficazes, desenvolvidas em tempo recorde, são o maior símbolo de como a Ciência está salvando vidas.

A Ciência está na sala de aula das escolas, estimulando crianças e adolescentes a trilharem seus caminhos nesse fascinante mundo. Recentemente, publicamos aqui o Projeto Gota D’Água, um belo exemplo de como a Ciência pode chegar de forma simples e didática às escolas.

A Ciência está nos laboratórios da UFSJ, que, hoje, são conhecidos pelas comunidades externas por seu apoio no combate à covid-19. Em nossos laboratórios são analisados testes moleculares de covid-19, os mais confiáveis. Também é produzido álcool em gel. Muitas outras atividades científicas estão acontecendo em nossos laboratórios, tornando impossível listá-las em apenas um parágrafo.

A Ciência está nas diversas áreas de ensino, pesquisa e extensão, e vai além daquelas ilustradas muitas vezes com microscópio e tubo de ensaio, abrangendo, também, os diversos campos das Humanas e das Artes. Afinal, o que define o conhecimento científico é a compreensão dos processos, as observações, os métodos. os testes, a objetividade, o rigor.

Nossa dica para celebrar esta data tão importante é o evento Dia do Pesquisador, da Pesquisadora e da Ciência 2021, que traz como tema Fazer Ciência no Brasil: resistir e construir. A programação pode ser acessada no endereço ctsmovmg.net.br.

Também convidamos a comunidade acadêmica a enviar para nossas redes sociais, por direct ou pelo messenger, aquela imagem especial de sua atividade em laboratório, nas escolas, nas ruas, em eventos, que simboliza a Ciência em suas rotinas de trabalho.