Prêmio Leonard Rieser: inscrições abertas

Publicada em 08/07/2021

A Associação Interciência, nome dado à Federação das Associações para Progresso da Ciência nas Américas, abre inscrições ao Prêmio Leonard Rieser para Jovens Cientistas. Em 2021, serão aceitos candidatos na área de Biomedicina e Ciências da Vida. Podem participar cientistas e engenheiros nacionais ou residentes legais em países da América Latina e do Caribe, que tenham residido em países dessa região por pelo menos dois anos antes da indicação, e ter idade igual ou inferior a 40 anos na data de encerramento da chamada.

O prazo para inscrição das candidaturas termina em 15 de outubro, e o material deve ser enviado em formato .pdf para o e-mail interciencia1974@gmail.com, pelo qual pode ser solicitado o regulamento do Prêmio.

O interessados devem incluir no e-mail de inscrição as seguintes informações: nome e cargo; sua afiliação institucional e endereço; carta de apresentação do candidato com, no máximo, 250 palavras; outra carta, que não ultrapasse três páginas, em que sejam expostas as motivações da candidatura e as contribuições do candidato à Ciência e Tecnologia da região e do país de origem; seu currículo resumido, em até três páginas; e uma separata (encadernação de uma ou mais folhas de uma revista ou livro publicado separadamente, usando o mesmo molde de impressão) de suas publicações dos últimos três anos.

As associações membro da Interciência, universidades, centros ou instituições de pesquisa, sociedades científicas e acadêmicas dos países da América Latina e do Caribe também poderão indicar candidatos.

Ao vencedor ou vencedora será paga a quantia de dois mil dólares estadunidenses e custeadas as despesas de transporte e hospedagem na Reunião Anual da Interciência, na qual o prêmio será apresentado, seguido de palestra sobre o trabalho premiado. Até o momento, enquanto as restrições impostas pela pandemia da covid-19 permanecerem, a cerimônia e a conferência serão realizadas de forma virtual.

A Interciência
A Associação Interciência, financiada pelo Fundo de Doação Leonard Rieser, criou o Prêmio Leonard Rieser para Jovens Cientistas no intuito de premiar e reconhecer o trabalho criativo de jovens pesquisadores da América Latina e do Caribe. O Prêmio é concedido anualmente a um(a) jovem cientista por suas valiosas contribuições para o avanço científico ou tecnológico que propicie o desenvolvimento de pelo menos um país da região, valorizado em termos de número e impacto de suas publicações em periódicos que tenham alcançado reconhecimento e contribuições creditadas para a institucionalização da Ciência e Tecnologia.

O júri tornará público o resultado da premiação em 19 de novembro, a cerimônia de entrega do Prêmio agendada para dezembro, em data a ser definida.