Exposição conta história da Enfermagem

Publicada em 09/07/2021

A professora do curso de Enfermagem da UFSJ, Elen Soraia de Menezes Cabral, é uma das três curadoras da exposição virtual Enfermagem sem Fronteira. A mostra, que pode ser apreciada até dia 25 deste mês, é promovida pela Coordenação de Cultura, Biblioteca Central e Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, da Universidade do Rio de Janeiro (UniRio).

Em ambiente virtual 3D, Enfermagem sem Fronteira disponibiliza informações sobre o percurso histórico dessa ciência através dos séculos. Ao lado da docente da UFSJ, também assinam a curadoria da exposição os professores Fernando Couto (UniRio) e Luciana Luchesi (USP-Ribeirão Preto).

Apaixonada pela história da Enfermagem, fundadora e líder do Nehmescom, grupo de pesquisa nesta área, no Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), Elen faz parte do Laboratório de Cuidados e Enfermagem da UniRio, onde tem realizado trabalhos conjuntos com os outros dois curadores da exposição, que a convidaram a colaborar com a mostra.

Ela se diz satisfeita com o resultado. “Trabalho maravilhoso”, define. “Essa exposição é importante por divulgar e valorizar a Enfermagem, suas histórias e suas origens. Estudando, pesquisando essa história, podemos compreender melhor a profissão, desfazendo mitos e promovendo conhecimento”, avalia.

O que ver
Para Elen, um dos destaques da exposição virtual são os avatares, inclusive o da campanha Abrace a Enfermagem, que acompanham o internauta em sua navegação.

Além de ver imagens de figuras que marcaram a história da Enfermagem no mundo e no Brasil, como Florence Nightingale e Anna Nery, entre outros, o internauta poderá, no menu Galeria, acessar cinco seções: Biografias; Instituições de ensino; Entidades de classe; Cultura dos cuidados nos manuais de Enfermagem; e Atualidades.

A exposição disponibiliza também dois estandes sobre cultura e empreendedorismo: Onã Poetisa do Cuidar: arte do cuidar sempre bela a inspirar, construído com elementos do cordel, e Arte e cuidado em tempos de pandemia, de Nébia Maria Almeida de Figueiredo, que expõe seus desenhos. Completam o menu da exposição uma apresentação musical da Banda Sinfônica Virtual UniRio, e filme produzido pela BBC sobre Florence Nightingale, com versão para crianças.

Como ver
Para ter acesso à exposição Enfermagem sem Fronteira, o internauta deve se inscrever gratuitamente neste link.