Empreendedorismo para pesquisadores é tema de curso promovido pelo Netec

Publicada em 14/07/2021

Capacitação começa na quarta, 21

O Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica da UFSJ (Netec), em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope) e com a Incubadora de Desenvolvimento Tecnológico e Setores Tradicionais do Campo das Vertentes (Indetec), realiza, nas duas últimas semanas deste mês de julho e na primeira de agosto, o workshop Empreendedorismo para pesquisadores, ministrado pelo professor Paulo Afonso Granjeiro, coordenador do Núcleo e da Indetec.

Estão sendo oferecidas 50 vagas, com inscrições gratuitas, via SIGRH, aba Capacitações. O curso vai apresentar os fundamentos do empreendedorismo e sua relação com a transferência de tecnologias inovadoras do setor de pesquisa para o setor produtivo, a abertura de empresas e modelos societários. Divididas em módulos, perfazendo carga horária de 30 horas, síncronas e assíncronas, as aulas estão assim planejadas: às quartas-feiras (dias 21 e 28/07, e 04/08), de 16h às 19h; às sextas (23 e 30/07, e 06/08), de 16h às 19h.

O workshop será transmitido pelo Google Meet, o link enviado aos inscritos. Acompanhe a seguir os temas que serão abordados nos seis dias da capacitação:
Módulo 1 – Desenvolvimento humano e organizações. Perfil empreendedor
Módulo 2 – Sistemas de inovação. Universidade empreendedora. Ecossistema, startups. Modelo de Negócios x Plano de Negócios
Módulo 3 – Problema. Soluções para problemas. Filtrar ideias. Design thinking
Módulo 4 – Clientes. Mapa de empatia, mapa de influência. Persona. Canais. Vantagens desleais
Módulo 5 – Proposta de valor. Canvas da proposta de valor
Módulo 6 – Métricas. Validação MVP
Módulo 7 – Estrutura e custo. Receita. Mercado. Mapa de concorrência. Matriz Swot
Módulo 8 – Pitch Lab: como elaborar um pitch

Patentes
Outra pauta de destaque em agosto será o workshop Construção de patentes relevantes, com Henry Suzuki, fundador da Axonal Consultoria Tecnológica, empresa prestadora de serviços de prospecção, indução e suporte ao desenvolvimento e comercialização de novos produtos e plataformas tecnológicas, com foco em atividades que envolvem geração e proteção de capital intelectual, financiamento de projetos e transferência de tecnologia. Agendado para o dia 4 de agosto, das 10h30 às 12h30, também transmitido pelo Google Meet, e somente 100 vagas disponíveis. Inscrições pelo SIGRH.