CCOnversando Saúde discute efetividade da Coronavac

Publicada em 22/07/2021

Em meio ao avanço da vacinação contra covid-19, muitas informações divergentes têm circulado. Em relação à Coronavac, por exemplo, alguns posts em redes sociais e até mesmo alguns gestores replicam que a vacina não tem comprovação científica nem eficácia. A equipe do CCOnversando Saúde esclarece, em seu podcast, que a Coronavac é comprovadamente segura e eficaz, alcançando resultados muito positivos em diferentes pesquisas.

Recentemente, um projeto de vacinação em massa da população adulta do município de Serrana, em São Paulo, utilizou a Coronavac e acompanhou os resultados, levando em conta todo o rigor da metodologia científica. O resultado foi animador: a vacinação com Coronavac, após a segunda dose, fez os casos sintomáticos de covid despencarem 80%, as internações 86% e as mortes 95%. A redução foi constatada por meio da comparação dos dados desde o início do projeto até a completa imunização, entre fevereiro e abril de 2021, período de altíssima incidência da covid no país e em São Paulo.

O estudo também indica que a vacinação reduziu a transmissão, demonstrando a importância da vacina como ferramenta coletiva. Vale lembrar que a vacina passou por todo o rigor de testes para que fosse aprovada, no Brasil, pela Anvisa. A efetividade encontrada na prática da vacinação em milhões de pessoas tem sido maior do que a encontrada nos testes, que já eram suficientes para comprovar a eficácia da Coronavac.

Para saber mais, ouça o podcast CCOnversando Saúde e acesse, também, o Instagram desse projeto, um dos selecionados pelo Programa Institucional de Auxílio ao Enfrentamento à Pandemia Covid-19, seus Impactos e Efeitos (PIE-covid-19), da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UFSJ.