Alfabetização na pandemia é tema de ciclo de debates

Publicada em 22/07/2021 - Fonte: ASCOM

A abertura do Ciclo de Seminários sobre Alfabetização na Pandemia de Covid-19, programada para a próxima quarta, 28 de julho, contará com a presença da professora do Departamento de Ciências da Educação da UFSJ (Deced), Socorro Alencar Nunes Macedo. O evento reunirá pesquisadores e alfabetizadores para debater o tema. A transmissão será a partir de 19h, neste link.

A docente Socorro Nunes coordenou a pesquisa Alfabetização em Rede, que investigou as atividades do ensino remoto no processo de alfabetização de crianças em 2020. O trabalho reuniu 117 pesquisadores de 29 universidades brasileiras, e teve a participação de 14.730 docentes de 18 estados do país. O relatório inicial pode ser acessado aqui.

De acordo com a coordenadora do estudo, o Ciclo de Seminários será promovido pela rede de pesquisa, visando aprofundar o debate sobre o assunto. “Os seminários irão reunir pesquisadores e professoras alfabetizadoras de escolas públicas de todo o Brasil para trocar experiências e refletir sobre o ensino nesse contexto“, explica Socorro Nunes.

Os encontros terão periodicidade mensal e seguem até dezembro, com uma programação especial, que pode ser conferida no fôlder que ilustra essa matéria. O Ciclo de Seminários recebe o apoio da Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf).