32º Inverno Cultural UFSJ: Hotxuá, o riso, a sabedoria, a cura

Publicada em 27/07/2021

Xamã do riso na tribo Krahô, ele semeia equilíbrio e leveza, a fim de colher força e disposição para o enfrentamento das adversidades. O povo se une a seu redor, no ritual sagrado do brincar, em busca de harmonia, aquela mesma percebida na sacra convivência com a Natureza.

O Hotxuá estará entre nós. Personagem do documentário dirigido por Letícia Sabatella e Gringo Cardia, o sacerdote é o Riso da Terra, o “fazedor de riso”, o brincante que tem a funçao de surpreender e subverter as regras.

Nesta 32ª edição do festival de artes integradas da UFSJ, a temática preconiza o resgate da alegria, essencial à cura dos dias cinzas em que nos tem cabido viver, isolados por um vírus que afeta um dos descritores de nossa humanidade: o conviver. E que nos impõe um rearranjo de sobrevivências para as quais teremos que construir novas sabedorias - por que não as ancestrais?

O Inverno Cultural UFSJ é um instrumento de cura nesse novo arranjo, pois transforma o risível em possibilidade de transcendermos a dificuldade, arte e cultura cultivadas como fruto de conhecimento e sensibilidade, em seus amplos formatos e manifestações. Tudo que move e remove é sagrado, e sábio: a novena ritualística da celebração da Música, da Literatura, das Artes Cênicas, Artes Visuais e Arte-Educação.

De 21 a 29 de agosto, esteja conosco!