<b>CyRoS oferece vagas para graduandos em seleção unificada</b>

Publicada em 03/08/2021

O Núcleo de Robótica e Tecnologias Assistivas da UFSJ (CyRoS) comemora seus dez anos de existência com a realização do primeiro processo seletivo unificado. Alunos de todos os cursos de graduação da UFSJ podem participar, pois todas as ações são interdisciplinares e envolvem áreas de conhecimento de todos os cursos. As inscrições estão abertas até a próxima segunda, 9, neste link: bit.ly/3iIMSxH.

As atividades do CyRoS se concentram em seis áreas, incluindo o Engenheiros Sem Fronteiras. Os projetos abrangem desde ações sociais a aprimoramento para a indústria, bem como o uso e desenvolvimento de tecnologias avançadas e saberes populares. Vários deles fazem parte de iniciativas internacionais.

Linhas de trabalho
Uma delas se encaixa no seu perfil de pesquisador-empreendedor. Escolha e participe! Se tiver dúvidas sobre a seleção unificada, mande mensagem para nrta.cyros@ufsj.edu.br. E acompanhe o Núcleo no Instagram e Facebook.

Competições de robótica nacionais e internacionais
Alunos das Engenharias, da Física, Química e Computação podem desenvolver projetos reais e integrados envolvendo eletrônica, programação, impressão 3D, corte a laser, inteligência artificial, modelagem, sistemas de controle, redes de comunicação e sistemas embarcados, incrementando seu portfólio e desenvolvendo competências necessárias para a empregabilidade. Graduandos da Administração podem focar em habilidades de gestão de pessoas e projetos.

Programas educacionais de pesquisa e extensão em robótica, metodologias ativas e aprendizagem criativa
As ações compreendem áreas de interesse de alunos das licenciaturas, tecnologias, Psicologia, Artes e Arquitetura: metodologias ativas, uso de tecnologias na Educação, robótica educacional e aprendizagem criativa. O CyRoS coordena as ações de extensão do Núcleo Vertentes da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa e realiza ações de extensão conjuntas à Olimpíada Brasileira de Robótica. O grupo desenvolve projetos de educação inclusiva para alunos com diversidade funcional, além de ações de transformação do espaço da escola e de ambientes não convencionais de Educação. A aprendizagem criativa permite integrar saberes populares e trazer Arte para a escola de uma forma totalmente diferente.

Inovação e empreendedorismo na Universidade
Na Liga de Empreendedorismo e Inovação (VUEI), alunos de todos os cursos e áreas podem propor ideias de produtos, patentes e negócios e colocá-las em prática. Desenvolver uma cultura empreendedora com consciência social a partir de uma visão sustentável de mundo. Atuar em projetos com indústrias, empresas e comunidades por meio do empreendedorismo social, são um dos pilares da Liga.

Robótica avançada e inteligência artificial
O uso de robôs e inteligência artificial tem crescido cada vez mais e o CyRoS vem trazer essa formação complementar a seus alunos com projetos voltados para demandas reais, que utilizam plataformas e tecnologias de interesse prático. As atividades cobrem projetos de robôs, incluindo aqueles baseados em sistemas biológicos, uma oportunidade de integração dos alunos de Biologia e Biotecnologia, Engenharia, Matemática e Computação.

Tecnologias assistivas e biomecânica
A tecnologia assistiva é a origem e razão de criação do CyRoS. Permite tornar a vida de pessoas com diversidade funcional mais autônoma, por meio de próteses robóticas, tecnologias para a vida diária, softwares e aplicativos. Essa área permite a integração de alunos de todos os cursos da UFSJ e amplia a diversidade de oportunidades em nossa comunidade e sociedade.

Internet das Coisas (IoT) e Indústria 4.0
A Indústria 4.0 é a oportunidade de modernização do parque industrial brasileiro, adaptando-o a novos desafios, que levam a processos realmente sustentáveis e de transformação social. A Internet das Coisas e outras tecnologias tornam a Indústria 4.0 possível. Nas ações do CyRoS, os alunos de cursos tecnológicos e de gestão se dedicam ao desenvolvimento destas e de outras tecnologias, como sistemas de biofeedback, realidade virtual e aumentada, automação e muito mais.

Engenheiros sem Fronteiras São João del-Rei
O Engenheiros Sem Fronteiras (Engineers Without Borders) é uma organização internacional de solidariedade para engenharia e tecnologia, na qual profissionais e estudantes trabalham em projetos dessa área em todo o mundo, a fim de ajudar comunidades desfavorecidas, colocando em prática o conhecimento teórico para o desenvolvimento social.

O CyRoS
O Núcleo de Robótica e Tecnologias Assistivas da UFSJ iniciou suas atividades em 2011, após aprovação de edital do Ministério da Ciência, Tecnologias e Inovações (MCTI), que criou a Rede Nacional de Pesquisas em Tecnologias Assistivas, coordenada pelo professor Erivelton Geraldo Nepomuceno, do Departamento de Engenharia Elétrica (Depel). Suas atividades foram ampliadas em 2013, com a integração de laboratórios e projetos do Núcleo de Robótica e Sistemas Cibernéticos (CyRoS), passando a ser coordenado pelo professor Eduardo Bento (Depel). Hoje, conta com professores e alunos de 12 cursos da UFSJ, e funciona no Centro de Inovação, Criatividade e Tecnologias para Promoção Humana (C-ProH), no Campus Santo Antônio. O Laboratório de Fabricação (estilo FabLab), fomentado por editais CNPq, MCTI, Fapemig e pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Energia Elétrica (Inerge), mais o Estúdio de Aprendizagem Criativa, que funciona como sede para o Núcleo Vertentes da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), evidenciando o trabalho do CyRoS. Vários projetos de alunos do Núcleo foram premiados em competições e eventos estaduais, nacionais e internacionais.