E-book aborda temas como diversidade e aborto

Publicada em 05/08/2021

Epistemologias feministas, transexualidade, neoliberalismo e aborto são alguns dos temas presentes no e-book Filosofias, feminismos e diversidade, lançado pelo Instituto Trilhas, como publicação do Programa Filosofia em Rede. Organizado pelo mestrando em Filosofia da UFSJ, Ismael Lima, em parceria com Andréa Furtado e Fernanda Bravo, a publicação está disponível gratuitamente neste link.

É o terceiro livro publicado por Ismael Lima: um como autor, e outros dois como organizador. De acordo com o pós-graduando, até o início do próximo ano deverão ser lançados mais quatro títulos. “O fato de o livro ser gratuito visa contribuir para a democratização do acesso ao conhecimento”, ressalta.

O e-book, resultado de chamada pública do Filosofia em Rede, reúne artigos de mulheres e LGBTTQIAP+, de pesquisadoras e pesquisadores de diversas regiões do país, tendo como proposta discutir temáticas variadas das pesquisas desenvolvidas por esses grupos, no sentido de estimular sua produção, difusão e visibilidade, explica Ismael.

Filosofias debate também: apropriação do espaço urbano, educação, populações de rua, refugiados, neoconservadorismo, neocolonialismo, interseccionalidade, necropolítica, racismo e direitos humanos, “no intuito de propor um debate filosófico conectado com quem somos e com o mundo que desejamos transformar”, como informado na abertura da obra.

Mais informações sobre o Instituto Trilhas, do qual Ismael Lima é cofundador e atual presidente – além de idealizador e coordenador do Programa Filosofia em Rede –, acesse http://www.institutotrilhas.org/.