Simpósio discute psicanálise e contemporaneidade

Publicada em 05/08/2021

O Núcleo de Pesquisa e Extensão em Psicanálise da UFSJ (Nupep) vem debatendo, ao longo desta semana, as interfaces psicanalíticas e laço social na contemporaneidade. O I Simpósio tematiza epistemologia, clínica e psicopatologia; a lógica do sentido em Lacan; o inconsciente, no trânsito entre arte e cultura; religião, criminologia; soluções identitárias; e a relação mulher-mãe-criança.

O canal do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) no YouTube transmite as mesas-redondas, que podem ser vistas também de forma assíncrona. Conduzindo as discussões, pesquisadores e professores não só da UFSJ: da UEMG, Unifenas, UniRio, UFU, PUC-MG e Universidade Veiga de Almeida (UVA), igualmente. Vale lembrar que, para emissão de certificado, é necessário assinar formulário de confirmação de presença, disponível no chat ao longo das transmissões.

Sobre o Nupep
O Núcleo de Pesquisa e Extensão em Psicanálise, criado em 2003, desenvolve pesquisas no campo da Psicanálise, a partir dos conceitos fundamentais, suas coerências discursivas e princípios éticos. Além disso, busca desenvolver estudos que reflitam as formas de subjetivação impostas por situações da atualidade, demonstrando, assim, a função da Psicanálise diante das novas exigências da cultura e da vida contemporânea.