Revista de Enfermagem faz 10 anos e aprova novo regimento

Publicada em 05/08/2021

A Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro (Recom) completa, neste 2021, 10 anos de publicação contínua. No mês passado, o Conselho Universitário (Consu) aprovou o regimento interno dessa publicação eletrônica. E o que uma coisa tem a ver com a outra? Segundo a editora-chefe e professora do curso de Enfermagem, Patrícia Braga, esse documento representa um processo de trabalho de uma década com o periódico, e também sua “institucionalização formal na UFSJ.”

“O regimento propõe uma reorganização do funcionamento da Revista para atender às exigências nacionais e internacionais de indexadores de publicações científicas”, afirma a docente. A principal modificação, indica Patrícia, ocorre no corpo editorial, dividido em suas diferentes funções. O novo regimento dispõe ainda sobre a inclusão de novos editores, considerando as diretrizes impostas pelos indexadores de periódicos. “Cabe destacar que a indexação de um periódico a diferentes bases de dados é um aspecto essencial para o crescimento e fortalecimento de qualquer publicação dessa natureza. Por isso, estamos atentos às suas exigências, que são orientadas por níveis de excelência na divulgação do conhecimento científico”, completa.

Publicações
A Recom iniciou suas publicações em 2011, a partir de um grupo de professores do curso de Enfermagem e, com muito esforço e rigor, se desenvolveu consideravelmente, chamando a atenção dos pesquisadores autores. Desde sua fundação, a Revista publica anualmente 60 artigos e quatro editorias. Até o final deste ano, na previsão da editora-chefe, a Recom terá publicado “640 materiais científicos, que contribuíram para as ciências da Enfermagem e da Saúde.” Desde sua data de estreia, a Recom recebeu aproximadamente 2.350 artigos, o que demonstra o interesse da comunidade científica em nela divulgar seus estudos. A maioria dos autores é da área de Enfermagem; uma parcela menor veio de outras profissões na área de Saúde.

Na visão da professora-editora, fazer divulgação científica com qualidade é difícil. “Exige padrões editoriais qualificados, política editorial alinhada aos aspectos éticos e às diretrizes internacionais de divulgação do conhecimento científico. Aliado a isso, é indispensável um corpo editorial preparado e uma rede de avaliadores para a revisão qualificada dos artigos”, observa. Um dos aspectos essenciais para o desenvolvimento da Recom nesses 10 anos é a composição de um corpo editorial dedicado à qualificação da revista. “Sem dúvida, essa postura, somada ao trabalho de qualidade de autores e avaliadores, têm permitido nosso crescimento”, comenta.

Conselho Editorial
Nos últimos meses, a equipe da Recom tem investido em seu processo de internacionalização, convidando pesquisadores de outros países para compor o Conselho Editorial. “Auxilia na divulgação do periódico fora do Brasil e qualifica o processo editorial. Atualmente, integram nosso Conselho editores de diferentes regiões do Brasil e de países como México, Portugal, França”, explica Patrícia. As diretrizes internacionais de indexadores orientam que 80% do corpo editorial de um periódico seja de pesquisadores de fora da instituição responsável pelo periódico.

Parabéns
Um trabalho tão vitorioso merece comemoração. Nessa perspectiva, a Recom promoverá um ciclo virtual de mesas-redondas sobre as Ciências da Enfermagem e Saúde, que contará com convidados de renomadas instituições de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O evento acontecerá dia 22 de outubro, de 9h às 17h. “É o momento para celebrar essa trajetória com toda a comunidade científica. Será um evento que buscará qualificar a política editorial da Revista, pois contará com a participação de editores renomados, os quais abordarão assuntos de relevância na área da publicação”, prevê a docente.

Para acessar a página da Recom, acesse www.ufsj.edu.br/recom.
Nas redes sociais: Facebook e Instagram