Professor da UFSJ é um dos autores em livro sobre educação e tecnologias digitais

Publicada em 10/08/2021

Jogos digitais, tecnologias e educação: reflexões e propostas no contexto da covid-19, livro em formato digital que será lançado nesta quarta, 11, às 14h, tem entre seus colaboradores o professor Marcio Roberto de Lima, do Departamento de Ciências da Educação da UFSJ (Deced).

A solenidade será transmitida pelo Zoom. Cada autor fará uma breve apresentação de seu texto. O e-book, organizado pelos professores Fernando Pimentel, Deise Francisco e Adilson Ferreira, da Federal de Alagoas (Ufal), e publicado pela Edufal, pode ser lido gratuitamente neste link.

A ideia da publicação coletiva, segundo o professor Marcio Lima, foi a de apresentar discussões que pautam a Educação mediada por tecnologias digitais na pandemia, seus impactos e as decorrentes reconfigurações em quase todos os segmentos do comportamento humano. O livro coloca em circulação problematizações e ideias que podem subsidiar a construção de alternativas para o campo educacional e suas práticas nessa conjuntura marcada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). “Para além do contexto pandêmico, acredito ser indispensável seguirmos discutindo e pesquisando a Educação com as TDICs, a fim de gerar novos conhecimentos que possam proporcionar aos sistemas educacionais uma apropriação mais efetiva dessas tecnologias. É preciso também compreender que as tecnologias digitais integram nossa vida, e podem potencializar a participação ativa dos sujeitos na produção da cultura contemporânea de maneira autônoma, crítica, consciente, ética e responsável”, avalia.

Estrutura
O e-book está dividido em duas partes, e contempla estudos realizados por pesquisadores de 13 universidades do Brasil, de Portugal e da Espanha. Na primeira parte, sete capítulos tratam da temática dos jogos digitais em contextos educacionais, sejam eles formais, informais ou não formais. A segunda parte é composta por oito capítulos, que discutem experiências com as tecnologias digitais na educação presencial e a distância, problematizando uma nova perspectiva até então denominada de ensino. Confira aqui a lista com os capítulos e respectivos autores.

Como professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, uma das frentes de trabalho do docente da UFSJ é a coordenação do grupo de pesquisa Link@, e a atuação como membro da Rede de Pesquisas Comunidades Virtuais. Foi por meio da Rede, inclusive, que Marcio Lima recebeu o convite para colaborar no e-book, com o capítulo A pandemia de covid-19 e as atividades pedagógicas não presenciais centralizadas no uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

Seu artigo sinaliza que a pandemia da covid-19 e as medidas associadas de distanciamento social revigoraram o debate de questões que envolvem inclusão digital, infraestrutura para uso pedagógico das TDICs, formação de professores, políticas públicas, ordenamento legal e a própria organização do ensino no Brasil. “Entendo que, não obstante a tragédia na área da saúde, o campo da pesquisa educacional baseado nas tecnologias digitais de informação e comunicação assume importante papel no delineamento de novos indicadores que vão balizar políticas públicas e ações interventivas no cenário educacional. Tenho a esperança de que o exercício analítico ao qual somos chamados possa vir a inspirar ressignificações e, consequentemente, produzir transformações que viabilizem uma educação emancipadora e uma sociedade pautada na justiça e na solidariedade”, reflete.