Congresso Brasileiro de Genética 2021: UFSJ inscreve artigos

Publicada em 10/08/2021 - Fonte: ASCOM

Termina nesta quarta, 11 de agosto, o prazo para submissão de resumos ao 66° Congresso Brasileiro de Genética (Genética 2021), programado para o período de 13 a 17 de setembro. Organizado pela Sociedade Brasileira de Genética (SBG), este ano o congresso será totalmente on-line, com palestrantes nacionais e internacionais.

Simultaneamente ao Genética 2021, outros três importantes eventos da área serão realizados: o II Congresso Latinoamericano de Genética para a Conservação, o XIX Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes e a Reunião de Genética de Microrganismos. As inscrições seguem até a véspera dos congressos e, se inscrevendo em um deles, o participante tem acesso garantido aos outros três.

No Genética, serão oferecidos sete cursos com carga horária de oito horas e cinco minicursos com carga horária de três horas. Cada participante pode se inscrever em até duas opções de cada modalidade. Outras atividades conjuntas, como a Seção de Painéis e o tradicional Genética na Praça (que nesta edição será chamado de Genética no Espaço Virtual), estarão disponíveis nos quatro eventos.

A SBG firmou parceria com a Associação Brasileira de Bioinformática e Biologia Computacional e, com isso, associados a qualquer uma das duas sociedades receberão desconto de sócio, tanto no Genética 2021 quanto no X-Meeting 2021, evento focado em Bioinformática que acontecerá de 25 a 29 de outubro.

Segundo a presidente da Sociedade Brasileira de Genética, Ana Maria Benko-Iseppon, a sinergia entre os quatro eventos possibilitará a integração de “diferentes áreas de abrangência da Genética, aglutinando uma grande e vibrante comunidade científica, permitindo seu fortalecimento e promovendo a interação entre as pessoas, em um ambiente virtual 3D.” Outro destaque, segundo a presidente, é a homenagem programada aos pesquisadores e aos profissionais da área de saúde, “heróis anônimos que deixaram de se proteger, de se isolar em plena pandemia, sem garantias pessoais, focados apenas no bem comum”, destaca.

Objetivos e fomento
O 66° Congresso Brasileiro de Genética tem como objetivo central integrar profissionais e estudantes das diversas áreas relacionadas à Genética, no âmbito das Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ambientais e Agropecuárias, promovendo a divulgação do conhecimento científico junto à comunidade acadêmica, ao setor de serviços e à população, por meio do fomento à integração dos grupos com interface nas áreas da Genética, de forma a promover uma releitura dos temas e aplicabilidade concernentes à área.

Com o apoio de CNPq, Fapesp e Capes, essa edição premiará os melhores trabalhos de pós-graduandos e recém-doutores: Prêmio Jovem Geneticista, no valor de R$ 3.500,00, e mais seis prêmios de R$ 1.000,00, além de menções honrosas.

Na UFSJ
Segundo o professor Gabriel de Menezes Yazbeck, do Departamento de Zootecnia (DeZoo), integrante da comissão organizadora do Simpósio de Citogenética e Genética de Peixes, a UFSJ estará representada por meio de pesquisas desenvolvidas por alunos do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) e Programa Institucional da Iniciação Científica (PIIC).

Foram encaminhados para submissão os seguintes trabalhos, financiados pelo Programa de Desenvolvimento em Tecnologia e Extensão Inovadora do CNPq (DT-2), do qual o professor Gabriel Yazbeck é bolsista:

• Genome assemblies and gene prediction for Brycon orbignyanus, fruto da dissertação de mestrado da doutoranda Raíssa Graciano
  • Assembly and partial characterization of the Salminus brasiliensis genome, também da doutoranda Raíssa Graciano
  • Development of multispecific microsatellite markers in four different piracema fish (Actinopterygii: Characiformes), da mestranda Leiliane Carvalho
  • Heterologous microsatellites annotation in Brycon orbignyanus (Characiforme, Bryconidae), do graduando em Ciências Biológicas Wesley Oliveira

Essas pesquisas englobam conceitos da Biologia Molecular e da Bioinformática, que amparam o levantamento de dados do sequenciamento de nova geração aplicados à problemática da conservação de peixes de piracema, a espécies migratórias altamente impactadas por poluição, à introdução de espécies invasoras e, sobretudo, ao barramento de rios para produção hidrelétrica. “Nosso foco é reunir informações básicas sobre esses peixes, e desenvolver tecnologias moleculares para serem aplicadas nas pisciculturas de produção para estocagem ambiental de peixes (peixamentos) e para a produção comercial de espécie nativas, o que reduz a pressão sobre estoques remanescentes de peixes na natureza”, explica Yazbeck.

Para mais informações e programação completa:
Redes sociais:
facebook.com/sociedadebrasileiradegenetica/