Programa oferece cursos de inglês on-line para a UFSJ

Publicada em 10/08/2021

A UFSJ é uma das 12 universidades brasileiras habilitadas a participar do Virtual English Language Fellow (VELF), programa do Escritório Regional de Língua Inglesa da Embaixada norte-americana, em parceria com os consulados dos Estados Unidos no Brasil. A informação é da assessora para Assuntos Internacionais, professora Liliane Assis Sade. Serão oferecidos, pelo VELF, neste ano, quatro cursos em língua inglesa, gratuitos e on-line, via Google Meet, para diferentes públicos da comunidade da UFSJ (informações detalhadas abaixo).

O objetivo do Programa é disponibilizar um especialista com formação em ensino-aprendizagem de idiomas para contribuir com ensino de língua inglesa nas universidades participantes e com os processos de internacionalização destas instituições.

De acordo com Liliane Sade, o valor da iniciativa na UFSJ é representar “uma ação importante para preparar linguisticamente a comunidade acadêmica para o processo de internacionalização.” A assessora vê como também positivo o aprofundamento das relações de parceria entre a UFSJ e a diplomacia estadunidense, que patrocina o VELF.

Línguas
Para integrar o seleto grupo de universidades no VELF, a UFSJ participou de um edital lançado pela Embaixada dos Estados Unidos. Cada universidade teve que enviar um projeto, com uma proposta de trabalho para o especialista em línguas. Segundo Liliane Sade, a profissional designada para a UFSJ foi a professora Caitlin Antaya, mestre em Ensino de Línguas Estrangeiras pela Universidade de Nova York.

Em parceria com a Assessoria para Assuntos Internacionais (Assin), a coordenação institucional do Programa na UFSJ estará a cargo da professora Carolina Vianini Amaral Lima (Delac), que também preside a Comissão de Línguas da Universidade, e foi autora da proposta selecionada. Para a docente, é motivo de muita honra a UFSJ ser abrangida pelo VELF. “Não se trata de uma oportunidade para todas as universidades. Nós, da UFSJ, temos que tirar proveito disso, de trabalhar com uma especialista estrangeira, num curso que, pela primeira vez, reunirá participantes de todos os campi”, comemora.

Carolina adianta: “Não são cursinhos de língua inglesa, mas desenvolvimento da língua inglesa para fins específicos do meio acadêmico.” Ao ressaltar a especificidade e a pertinência dos quatro cursos, ela cita o que será destinado aos estudantes de Letras, o qual tratará de necessidades especiais no ensino de língua inglesa, visando à educação inclusiva. “Os estudantes de Letras são professores em formação, que vão aprender sobre uma questão premente do mundo atual: a inclusão, tarefa urgente da educação como um todo, inclusive no ensino de línguas”, destaca.

Inscrições
Não haverá processo seletivo. O preenchimento das vagas se dará por ordem de inscrição. Para o primeiro curso, o prazo de inscrição começa segunda-feira,16. Os três cursos restantes inscrevem a partir de 1º de setembro.

Outras informações: assin@ufsj.edu.br.

Confira informações básicas sobre os cursos:

1) Special Education Needs in English Language Teaching
Público: Alunos do curso de Letras – Inglês
30 vagas, 16 horas, entre 23/08 e 13/09

2) Research Writing and Publication/Academic Writing Combined EMI
Público: docentes e estudantes de pós-graduação
40 vagas, 32 horas, de 30/09 a 18/11

3) English for Academic Purposes
Público: estudantes de graduação e pós-graduação
40 vagas, 32 horas, de 29/09 a 17/11

4) English for Specific Purposes – English for Internationalization
Público: técnicos administrativos
40 vagas, 15 horas, de 29/11 a 15/12