UFSJ tem 100% de bolsas Fapemig para iniciação científica

Publicada em 13/08/2021

A UFSJ foi contemplada com 100% das bolsas de iniciação científica solicitadas à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Nada menos que 185 bolsas estarão vigentes nos próximos cinco anos, trazendo para a UFSJ mais desenvolvimento científico e um aporte de recursos da ordem de R$ 4,4 milhões. A informação é do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor André de Oliveira Baldoni.

Para ele, a conquista da totalidade das bolsas pleiteadas representa um triunfo para toda a comunidade acadêmica, uma vez que essas bolsas possuem potencial de aumentar o atendimento da demanda qualificada dos projetos de iniciação científica na UFSJ, fortalecer e integrar a pesquisa com iniciação científica e a pós-graduação, entre outros benefícios para a Ciência na instituição. “As bolsas poderão contribuir, de maneira substancial, com o fortalecimento da pesquisa em nossa Universidade, propiciando ainda o incremento da qualidade e quantidade de produtos técnicos e científicos realizados pelos pesquisadores”, comemora o pró-reitor Baldoni.

Articulações
A proposta da UFSJ enviada à Fapemig foi realizada com o envolvimento de toda a equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa, incluindo o Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica (Netec), que trabalhou de forma intensa e articulada para que o curto prazo de inscrições fosse cumprido. O trabalho coletivo se baseou na coleta de indicadores e redação do projeto. Além disso, a equipe atuou de forma coordenada com Reitoria e Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento que, após análise acurada da proposta, ofereceu apoio absoluto para a submissão junto à Fapemig. “O envolvimento, a articulação e o apoio foram necessários em função da necessidade de contrapartida institucional”, explica.

Demanda
Com a escassez de recursos nas universidades e institutos de pesquisa, as 185 bolsas da UFSJ vêm contribuir para atender à demanda crescente por bolsas de iniciação científica na instituição. De acordo com André Baldoni, a demanda cresce, entre outros fatores, pelo aumento da quantidade de docentes aptos a pleitearem bolsas de iniciação e do interesse dos estudantes para atividades de iniciação à pesquisa.

O pró-reitor entende que toda a comunidade acadêmica contribuiu de forma direta ou indireta para essa vitória. “Diversos índices que foram avaliados envolvem esforço de docentes, técnicos e estudantes, tais como os potenciais de orientação baseados na qualidade da graduação e da pós-graduação, na qualidade da atividade de pesquisa, o número de doutores e o Índice Geral de Cursos”, enumera Baldoni.

O resultado do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica da Fapemig (Pibic) pode ser consultado neste link. O Setor de Pesquisas (Sepes) lembra que os resultados dos editais 006/2021 e 008/2021, após retificados nas planilhas correspondentes, estão disponíveis para indicação aos alunos dos prazos corretos de vigência.