Trabalho da UFSJ recebe prêmio da Sociedade Brasileira de Computação

Publicada em 13/08/2021

É da UFSJ o terceiro lugar no 40º Concurso de Trabalhos de Iniciação Científica da Sociedade Brasileira de Computação. O evento seleciona trabalhos de pesquisa desenvolvidos por alunos de graduação publicados nos anais do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação e premiados, com destaque para os dez melhores.

Foi com a pesquisa Uma ferramenta para rastreamento semântico de eventos a partir de documentos da Web que o aluno Welton Santos e o professor Leonardo Rocha, do Departamento de Ciência da Computação (Dcomp), conquistaram o prêmio. Ganharam, pelo terceiro lugar, um kit home office.

Welton se formou como técnico em informática no IF-Sudeste Campus São João del-Rei, experiência que direcionou a escolha por continuar essa formação, no curso de Ciência da Computação da UFSJ. Atualmente, ele é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFMG, mesma universidade em que seu orientador se formou.

O vencedor destaca a importância da premiação para todo aluno de graduação que está envolvido na iniciação científica ou que pretende iniciar pesquisa: “Isso nos motiva a continuar nosso trabalho, trazendo mais reconhecimento e sinais do impacto do nosso trabalho na sociedade, além de abrir novos horizontes de oportunidades para o pesquisador iniciante. O reconhecimento de nossa pesquisa ajuda também a aumentar a visibilidade de nossa instituição, sendo referência na produção de conteúdo científico na área de computação”, afirma Welton.

O que é o trabalho?
O projeto premiado consiste em uma ferramenta Web que opera sobre grandes acervos de notícias on-line e facilita o trabalho de pesquisadores como cientistas políticos, economistas e historiadores, na reconstrução de um evento histórico, organizando documentos importantes, em linhas do tempo, de forma automática.

A ferramenta permite explorar os grandes acervos criados por veículos de mídia para muito além dos mecanismos de busca tradicionais. Os esforços do projeto foram concentrados em duas frentes: 1. permitir que usuários façam consultas com adição de informações de documentos representados por word embeddings e 2. oferecer estratégia para o resgate de informação temporal, a fim de gerar timelines apresentadas por uma interface adequada. “Avaliamos nossa solução no acervo de um jornal brasileiro e demonstramos que a mesma consegue traçar diferentes timelines, cobrindo diferentes subtópicos de um mesmo tema”, explica o pesquisador.

Sendo ainda um protótipo e, por estar em fase de pesquisa, a ferramenta Web de Welton não pode ser utilizada pelo público. Em sua versão final, a ideia é adicioná-la gratuitamente aos navegadores de uso corrente.

O concurso
A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) tem como objetivo fomentar o acesso à informação e à cultura por meio da Informática, promovendo a inclusão digital e incentivando a pesquisa e o ensino em Computação no Brasil.

O Concurso de Trabalhos de Iniciação Científica (CTIC) é um evento anual, que ocorre durante o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, cuja finalidade é incentivar alunos de todos os cursos de graduação da área de Computação a produzirem textos científicos originais sobre trabalhos realizados por eles, em temas relacionados à área.

A lista com os premiados está disponível no link do concurso. A cerimônia virtual de premiação pode ser conferida no YouTube da SBC.