Conep aprova acordo para desenvolvimento de motor não-convencional

Publicada em 20/08/2021

A UFSJ aprovou a celebração de Acordo de Parceria com o inventor independente Harold Ryter, para o desenvolvimento de um motor de configuração não-convencional de combustão interna com pistões fixos. A iniciativa de buscar a Universidade como um celeiro de conhecimento partiu do próprio autor da ideia, que encontrou a ajuda do professor do Departamento de Ciências Térmicas e dos Fluidos (DCTEF), Gustavo Rodrigues de Souza. A concessão foi dada pelos membros do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conep), sob relatoria do professor Leonardo Alvarenga Santos, em reunião promovida em junho.

Em seu relato, o professor Leonardo Alvarenga parabenizou a equipe do DCTEF e contou que sentiu orgulho de ser UFSJ, uma universidade que investe em boas ideias como esta. “O trabalho apresentado é de altíssima tecnologia e vem sendo desenvolvido dentro do curso de Engenharia Mecânica. O inventor propôs uma ideia arrojada, com viabilidade técnica, e o fato de os pesquisadores adotarem a proposta mostra a vontade de promover novas realizações. O envolvimento dos professores da Universidade com projetos de pesquisa de ponta contribui ainda para a formação de alunos mais qualificados e capacitados.”

O professor Leonardo detalhou ainda que o contrato especifica que a partilha dos ganhos financeiros auferidos, caso se conclua a industrialização do protótipo/produto, se dará de forma igualitária, sendo metade destinada à UFSJ, mais um ponto positivo da proposta. “O processo estava bem instruído, com ações que atendem às normas e à missão da UFSJ, alcançando os objetivos da instituição. Esse tipo de parceria entre a universidade pública e a iniciativa privada, em alguns setores específicos, é excelente, se vista pelo prisma do desenvolvimento da Universidade e dos benefícios que podem ser trazidos para a sociedade.”

Parceria de conhecimentos
O início dessa parceria ocorreu quando o professor Gustavo Rodrigues de Souza cursava o pós-doutorado na Universidade de São Paulo, campus de São Carlos. Ele conta que Harold Ryter foi até o campus, à procura de um profissional que pudesse contribuir com sua ideia. Ao conhecê-la, o professor Gustavo passou a ajudá-lo paralelamente e, ao se tornar docente da UFSJ, a parceria continuou.

O projeto apresentado propõe o desenvolvimento de um motor de combustão interna de configuração não-convencional, com pistões fixos, visando aumentar a eficiência térmica, o que representa a melhora na utilização da energia presente nos combustíveis, por meio da diminuição da massa dos componentes móveis. A configuração das peças tornará o motor mais eficiente do que um convencional, representando economia do consumo de combustível e, consequentemente, redução na emissão de poluentes. A patente do novo equipamento foi depositada no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), em 2018, e aguarda a análise do órgão.

O inventor Harold Ryter explica que, observando o funcionamento do motor, teve a ideia de reduzir a massa oscilante do equipamento, com o intuito de melhorar a eficiência. “Ficava pensando nas possibilidades, e o professor Gustavo entendeu a proposta e o real valor da ideia que aprimoramos juntos. O projeto já evoluiu muito e agradeço à UFSJ pela oportunidade de ver esse sonho sendo realizado.”

O professor Gustavo de Souza confirma que o projeto realmente avançou bastante e os estudos realizados na UFSJ já trouxeram contribuições à ideia inicial do inventor, agregando uma nova funcionalidade. “A equipe da Universidade acredita que, além das vantagens já citadas, o motor poderá ser utilizado para a geração de energia elétrica, com um gerador linear. Fiquei satisfeito em receber o feedback positivo do Conep em relação a essa parceria, que vem permitindo novas descobertas, e já rendeu dois trabalhos de iniciação científica, realizados por alunos da Engenharia Mecânica”, complementa o docente.

O projeto para construir um protótipo do motor foi aprovado na Demanda Universal da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Intitulado Motor de combustão interna com configuração não-convencional – Redução de massa móvel, o projeto foi contemplado com R$ 61.320,00, recurso que ainda será liberado pela Fapemig, de acordo com o professor Gustavo de Souza.