Ex-aluno da UFSJ, Douglas Tholedo investe em carreira nos musicais

Publicada em 23/08/2021

A música e o teatro sempre tiveram papel muito significativo na vida de Douglas Tholedo, graduado em Música (habilitação Canto) pela UFSJ em 2010. Nascido em Juiz de Fora, o artista agora reside em Nova York, onde fez cursos importantes e investe em sua formação na área de atuação preferida: o teatro musical.

Desde os nove anos, estuda Música, tendo começado em projetos sociais, ao mesmo tempo em que fazia teatro, o que bem cedo o levou a trabalhar profissionalmente. Douglas não gosta muito de pensar em sua carreira pelo viés do talento, mas pela dedicação. “Quanto tempo você investe no que quer? Quantos passos você dá em direção ao seu objetivo, seja ele cantar, tocar um instrumento ou falar uma língua estrangeira? Então, ao invés de dizer que eu sempre tive talento, eu prefiro dizer que eu sempre me senti tocado pela arte e trabalhei muito, e continuo trabalhando, para desenvolver o que me fazia e me faz feliz: cantar e atuar”, declara.

Primeira turma
A decisão de vir estudar na UFSJ veio pela percepção da necessidade de um “vôo maior”, saindo de casa para morar em outra cidade, com tudo o que isso acarreta a um jovem mantido apenas com a ajuda da mãe, que sempre o encorajou. “Passei no vestibular e foi como minha mãe previa: no fim tudo deu certo. Cada coisa foi tomando seu lugar e lá estava eu, fazendo o curso que sempre quis, morando em outra cidade pela primeira vez, um grande passo na minha carreira profissional”, recorda.

Antes mesmo de se formar, Douglas sabia que teria que buscar um lugar onde pudesse trabalhar com aquilo de que gostava. “Apesar de ter cursado Canto Lírico na UFSJ, eu me apaixonei pelo teatro musical no decorrer da graduação e decidi que me especializaria nisso.” Foi quando resolveu se mudar para São Paulo e começar uma nova história.

Na capital paulista, trabalhou como professor de canto em escolas de música e de teatro musical. Frequentou cursos e workshops. Depois de muitos “nãos”, recebeu um “sim”, ao ser aprovado na audição para Mudança de hábito, peça musical ao estilo Broadway, naquela época em cartaz em São Paulo. E, desde então, sempre esteve no palco, conciliando a vida de ator com a de professor de canto.

Mudança de hábito abriu as portas para Douglas Tholedo. Depois dela, emendou trabalhos em outras produções de sucesso, como Les Miserables, We Will Rock You, Meu amigo Charlie Brown, Ayrton Senna – o musical e O fantasma da ópera, o seu último trabalho no Brasil.

Oportunidades e cursos
Enquanto estava na temporada de O fantasma da ópera, surgiu a oportunidade para estudar nos Estados Unidos. “Era um curso que eu queria fazer há um tempo, uma espécie de especialização in loco, estudando com professores atuantes na Broadway. Quando me inscrevi para esse curso e a documentação foi aprovada, senti que era o momento certo. E realmente foi: início de 2019, bem antes de se ter ideia de uma pandemia no ano seguinte. Pude fazer o curso presencialmente, assistindo a espetáculos da Broadway e usufruindo de tudo que a cidade de Nova York tinha a oferecer”, relembra.

Douglas fez um curso específico para professores de canto e preparadores vocais, com ênfase em técnica vocal para o teatro musical. “Por ser um curso em Nova York, o berço do teatro musical e da Broadway, existe o foco nesse estilo de canto em particular, mas outros são estudados também”, comenta. O segundo curso, de performance vocal, foi um programa especial da famosa Juilliard School. “Eu fiquei particularmente feliz e honrado de ter sido um dos selecionados para fazer um semestre especial de canto em uma das escolas de arte mais famosas do mundo”, revela.

UFSJ
O artista diz se recordar bem dos ensinamentos recebidos na UFSJ. “Foram quatro anos intensos em um curso integral, o que me profissionalizou e trouxe toda a base que eu precisava para atuar profissionalmente”, afirma.

Sendo aluno pioneiro do curso de Música, um dos diferenciais para ele foi o prédio no Ctan, construído especificamente para o curso, com tratamento acústico em todas as salas e toda a infraestrutura destinada àquela graduação.

Outra boa lembrança é a qualidade dos professores. “Tivemos a honra de ter muitos mestres que, além de professores, geriam suas carreiras artísticas, musicistas de valor internacional. Aprender com mestres de alto gabarito tornou o curso ainda mais especial. Lembro com muito carinho das aulas de canto, instrumentos, das práticas em conjunto e dos vários concertos que fizemos durante o curso”, enumera.

Douglas recorda que o curso era muito intenso e, ao mesmo tempo, nada foi fácil. A exemplo de outros colegas, lecionava no Conservatório de São João del-Rei e em escolas públicas. “Aprendemos muito assim. Eu levo com muito carinho e orgulho esses anos da minha vida, assim como os ensinamentos e amigos que fiz, os quais foram essenciais na minha jornada.”

Flexibilidade
Sentindo-se muito bem adaptado à cultura dos Estados Unidos, tido como o berço da técnica de canto que usa e pesquisa, Douglas Tholedo acredita que estar vivendo neste ambiente favorece sua carreira. “Estar presencialmente no lugar onde as coisas acontecem, na área em que você atua, é para se aproveitar ao máximo!” Também, como ator, há a motivação de um mercado de teatro marcado por um volume maior de oportunidades. “Sem pensar muito em prazos específicos, quero ter flexibilidade para me adaptar às oportunidades que surgirem, focando no meu desenvolvimento profissional e pessoal”, adianta.

Para quem deseja se inserir no mundo do teatro musical, um conselho: “Dê passos em direção ao que você quer.” Para ele, significa estudar a área em que pretende atuar, aprofundando os conhecimentos específicos, de modo que os produtores se lembrem de você a cada seleção.

Deixando de lado as decepções, Douglas acredita que o caminho de quem ama o que faz é se entregar, se especializar e investir na sua formação. “São dois passos para frente, um para trás”, metáfora do desenvolvimento individual aprendida nas aulas de Performance do professor Abel Moraes na UFSJ.