<i>Projeto Ensinando a salvar vidas</i> é destaque em revista

Publicada em 31/08/2021

O projeto de extensão da UFSJ Ensinando a salvar vidas foi destaque na Revista Conexão, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A iniciativa visa capacitar e ampliar os conhecimentos de estudantes do ensino fundamental e médio a respeito das práticas de ressuscitação cardiopulmonar, por meio de intervenções teórico-práticas nas escolas de São João del-Rei. O artigo publicado relata a experiência vivida na realização dessas atividades, incluindo as adaptações que foram necessárias, devido à pandemia. O conteúdo completo pode ser conferido neste link.

A coordenadora do projeto, professora Mirian Diená Pastorini Jurgilas, do Departamento de Medicina (Demed, Campus Dom Bosco), pontua que mais da metade das paradas cardiorrespiratórias registradas acontecem fora do ambiente hospitalar, sendo de extrema relevância capacitar os cidadãos. “Ao educar e orientar as pessoas a reconhecerem uma parada cardiorrespiratória e a atuarem de forma correta e eficaz, poderemos aumentar as taxas de sobrevivência em casos ocorridos fora dos hospitais.”

Diante dessa realidade, alunos da professora Mirian Jurgilas sugeriram a realização de treinamentos em escolas da cidade, visando ampliar a parcela da população jovem de São João del-Rei apta a atuar em situações dessa natureza. A equipe da UFSJ é formada pelos alunos Samuel Marques dos Reis, Gabriel Silvestre Minucci, Bruna Luiza Tavares Hernandes, Renata Corrêa Vasconcellos, Ana Paula Martins Inácio, Vitória Soares Silveira Braz, Milena Oliveira Moreira e Aline Rezende de Oliveira.

Com a pandemia, foi necessário adaptar as atividades, que não puderam mais ser feitas de maneira presencial. A equipe realizou contatos com escolas, tentando estimular a participação e propondo a confecção de um manequim adaptado para uma estrutura de garrafa pet, a fim de simular a compressão.

O projeto promoveu o treinamento em cinco escolas de São João del-Rei, sendo três da rede pública e duas da rede privada. O conteúdo foi ministrado a alunos dos 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, e dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. Cerca de 700 alunos foram convidados a participar, sendo que 273 completaram todas as atividades.

De acordo com a professora Miriam Jurgilas, o intuito é levar esse conhecimento ao maior número de pessoas possível, incentivando a multiplicação das informações, para que os cidadãos estejam prontos a agir de forma correta, caso necessário. “Se os conhecimentos transmitidos pelo projeto contribuírem para salvar uma vida, será gratificante e nosso trabalho terá valido a pena.”

Novas frentes de trabalho
A equipe já trabalha para multiplicar conhecimentos e capacitar mais pessoas, desenvolvendo o novo projeto Salvando mais vidas, também coordenado pela professora Mirian Jurgilas. Desde o dia 16 de agosto, o projeto ampliou a abrangência de seu antecessor, e vem capacitando agentes de saúde, técnicos em Enfermagem, entre outros, nas 12 diferentes Unidades Básicas de Saúde (UBS) da região de São João del-Rei. O projeto será realizado entre abril deste ano e abril de 2022.

A coordenadora Miriam Jurgilas conta ainda que os integrantes pretendem treinar os funcionários da UFSJ. “Em uma fase seguinte, gostaríamos de capacitar o público da Universidade, a fim de preparar servidores e terceirizados para atuarem em situações de emergência”, conclui.