Peça transnacional celebra Anita Garibaldi

Publicada em 31/08/2021

Por ocasião do bicentenário do nascimento de Anita Garibaldi, os Institutos Italianos de Cultura do Rio de Janeiro e de São Paulo apresentam o espetáculo L’Attesa/A Espera, texto teatral de Valeria Magrini em duas diferentes encenações: uma italiana, com a atriz Asia Galeotti, dirigida por Emanuele Montagna, e uma em português, com a atriz Camila Felix, dirigida por Gianluca Barbadori.

Enquanto a primeira foi gravada ao vivo na Itália, em Castiglione di Ravenna, a versão em português foi produzida e gravada em Bogotá, na Colômbia, onde a atriz brasileira e seu diretor se encontraram para realizar a última etapa dos ensaios e das gravações em estúdio e locações externas.

Os dois espetáculos podem ser assistidos gratuitamente até 30 de setembro, nos canais YouTube IIC Rio e IIC São Paulo. A iniciativa é fruto de parceria dos Institutos com Ponte tra Culture e Ponte entre Culturas, rede de artistas e operadores culturais sediada em Ancona (Itália), Bogotá (Colômbia) e Belo Horizonte (Brasil), entre outras entidades culturais ítalo-brasileiras .

Dois mundos
Anita Garibaldi (1821-1849) foi uma mulher à frente de seu tempo. Catarinense, conheceu no Brasil e se casou com o célebre italiano Giuseppe Garibaldi, ao lado de quem combateu em muitas batalhas. Teve influência direta em momentos históricos, como a Revolução Farroupilha e a Unificação da Itália. É chamada de “a heroína dos dois mundos”.