CNPq lança edital para grupos de pesquisa: inscrições até dia 30

Publicada em 04/09/2021

Até o dia 30 deste mês, grupos de pesquisa emergentes e consolidados da UFSJ podem submeter propostas de projetos ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A agência de fomento lançou o Edital FNDCT 18/21, que prevê apoio a grupos das duas categorias acima. O objetivo da chamada é apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do país, em qualquer área do conhecimento.

Limites
Segundo o novo edital do CNPq, grupos emergentes (Faixa A) são equipes de pesquisa que têm, dentre seus membros, no mínimo, três doutores, sendo um deles o coordenador da proposta. Os projetos devem ter um custo limitado a R$ 165 mil. No caso dos grupos emergentes, o coordenador ou proponente não poderá ser beneficiário de Bolsa de Produtividade em Pesquisa nem da de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora.

Para a Faixa B, que abrange os grupos consolidados, o limite do projeto é de R$ 275 mil. Os grupos consolidados devem possuir, entre seus membros, no mínimo, cinco doutores, de pelo menos duas instituições distintas, sendo um deles o coordenador.

Oportunidade
Considerando o potencial científico dos pesquisadores da UFSJ, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor André de Oliveira Baldoni, entende que esse edital representa mais uma oportunidade para a captação de recursos para execução dos projetos, que podem ser aplicados em itens de custeio, capital e bolsas.

Além do prazo não ser tão extenso, Baldoni ressalta que, dentre as exigências do Edital, é importante que o pesquisador fique atento à necessidade de realização do cadastro prévio, à inscrição dos membros do projeto de pesquisa na Plataforma Lattes ou no identificador ORCiD (Open Researcher and Contributor ID).

Esclarecimentos e informações adicionais acerca dessa chamada podem ser obtidos em atendimento@cnpq.br ou pelo telefone (61) 3211-4000.

Links úteis
Para acessar o edital completo e outras informações, consulte:
https://www.in.gov.br/web/dou/-/aviso-de-chamada-cnpq/mcti/fndct-n-18/2021-universal-341733906 e http://memoria2.cnpq.br/web/guest/chamadas-publicas.