UFSJ representada em fórum nacional de Planejamento e Administração

Publicada em 04/09/2021

A UFSJ esteve presente na II Reunião Virtual 2021 do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração (Forplad), realizada nos dias 1º e 2 de setembro. Os pró-reitores de Planejamento e Desenvolvimento, Renato da Silva Vieira, e de Administração, Fernanda Márcia de Lucas Resende, estiveram presentes no encontro que foi organizado e transmitido pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Realizado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o evento visa promover o intercâmbio entre as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e debater soluções e iniciativas referentes aos temas de interesse dos integrantes.

De acordo com o pró-reitor Renato Vieira, o evento permite que os participantes tenham acesso a diversos dados e informações referentes à Lei Orçamentária, como ganhos e perdas no processo, dando mais transparência e contribuindo para a gestão das universidades. “Durante o Fórum, foi possível evidenciar a preocupação dos representantes das Ifes presentes quanto ao valor da proposta orçamentária de 2022 frente a um retorno das aulas presenciais. Além dos recursos para as atividades de pesquisa, ensino e extensão, será necessário cumprir diversos requisitos que garantam a biossegurança de alunos, servidores e colaboradores, ações que também representam gastos”, pontuou.

Já a pró-reitora Fernanda Resende destacou a importância do Forplad para os gestores, uma vez que promove intercâmbio de conhecimentos e de experiências, nos quais cada participante contribui para uma melhor gestão da administração das instituições de ensino. “Os encontros contam com exposição de boas práticas desenvolvidas em outras universidades, discussões de normativos a serem executados e busca de melhores soluções de contratações”, complementa.

Conteúdo diversificado
O Forplad ofereceu aos profissionais que acompanharam a transmissão um conteúdo amplo. A programação realizou mesa-redonda que abordou a temática Análise das execuções orçamentárias associadas às diversas funções orçamentárias: os recursos aplicados nas universidades federais e na Ciência e Tecnologia e O orçamento no Congresso.

A instituição anfitriã apresentou também as Boas práticas da Universidade Federal de Goiás (Projetos de eficiência energética: produção de energia e climatização evaporativa). O conteúdo estimulou ainda o debate sobre as Perspectivas sociais, educacionais e econômicas no período pós-pandemias.

No último dia do evento, o Forplad promoveu um encontro com representantes do Ministério da Educação, no qual estiveram presentes o subsecretário de Planejamento e Orçamento (SPO), Adalton da Rocha Matos; o secretário de Educação Superior (SESu), Eduardo Gomes Salgado; o diretor substituto de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (DIFES) e coordenador geral de Planejamento Acadêmico, Pesquisa e Inovação, Carlos Eduardo Sanches da Silva; e a coordenadora geral de Planejamento e Orçamento (CGPO), Ana Marta Godinho dos Anjos.