UFSJ participa de conquista de certificação do artesanato de Resende Costa

Publicada em 09/09/2021

A UFSJ comemora a conquista do Selo de Indicação de Procedência pelo artesanato de Resende Costa, concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). A certificação contou com a participação direta do mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (Profnit), Bruno de Barros Diláscio, que escolheu o conjunto das obras tecidas nos teares da cidade como tema de sua dissertação.

Aluno da primeira turma do Profinit da UFSJ, Bruno Diláscio conta que a ideia do tema surgiu com o intuito de proporcionar à Resende Costa a mesma certificação que já reconhece a produção de peças de estanho de São João del-Rei e de biscoitos artesanais de São Tiago, cidades da região. “Durante as aulas da disciplina Indicação geográfica e marcas coletivas, comecei a elaborar a temática da dissertação, voltada para a atividade do artesanato manual em tear, predominante no município. Apresentei a proposta para a Associação Empresarial e Turística de Resende Costa (Asseturc) que apoiou a ideia e, em conjunto, começamos a desenvolver a estratégia para dar entrada no processo no INPI”, detalha.

Bruno Diláscio, que atualmente chefia o Setor de Contratos da UFSJ, foi responsável pelo apoio técnico da proposta, participando ativamente das ações implementadas, juntamente com a Asseturc. “Fiquei extremamente satisfeito com o resultado positivo da conquista do selo. É gratificante ver que o trabalho desenvolvido possui potencial de contribuir de maneira efetiva e imediata para a melhoria da qualidade de vida das pessoas do município. A certificação também representa a concretização da função social da Universidade, uma vez que trará benefícios para a sociedade, gerando mais empregos e ganhos de renda para a população.”

De acordo com o pesquisador, o selo atesta o processo da produção artesanal de Resende Costa, reconhecendo sua importância cultural e abrindo diversas oportunidades para os artesãos do município. “Nossa expectativa é que a certificação valorize os produtos em 15% a 30%, e também traga um incremento de até 30% no turismo do município. Nesse momento, a equipe trabalha no desenvolvimento de atividades de promoção do selo, com o objetivo de divulgar a certificação”, pontua.

Movimentação no município
A conquista já mobiliza a cidade, trazendo melhorias, como a reestruturação do turismo local. A Asseturc irá criar o Centro de Atendimento ao Turista, onde os visitantes poderão encontrar informações completas e elaboradas sobre a cidade, a história, a produção têxtil, entre outras. Já os artesãos estão se organizando, a fim de promover a certificação de seus produtos.

O projeto do selo de procedência do artesanato de Resende Costa recebeu ainda o apoio do Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais. Em janeiro de 2021, o governo mineiro, após aprovação pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, conferiu ao município o título oficial de Capital Mineira do Artesanato Têxtil, o que, juntamente com o Selo de Procedência, fortalece e reconhece a importância da atividade têxtil da cidade.