<i>Ei, há um minuto para você!</i>: projeto destaca resultados

Publicada em 09/09/2021

O projeto Ei, há um minuto para você! somou resultados positivos no primeiro ano de atividades. A proposta de se auto acolher e guardar um momento para si foi aprovada por unanimidade pelos participantes que responderam à pesquisa sobre a experiência. Integrante do Programa Institucional de Auxílio ao Enfrentamento à Pandemia Covid-19, seus Impactos e Efeitos, gerido pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UFSJ (Proex), o projeto oferece seis vídeos, traduzidos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), que conduzem para instantes de reflexão. Todos os vídeos estão disponíveis e ainda dá tempo de inserir na rotina os exercícios propostos, acessando este link.

A coordenadora do projeto, professora do Departamento de Artes da Cena (Deace), Juliana Monteiro, explica que o projeto surgiu a partir do impulso de levar acolhimento às pessoas durante o isolamento social, por meio de atividades lúdicas e artísticas. “A primeira experiência foi extremamente positiva. Os participantes relataram sentimentos de mais leveza e relaxamento após a prática das atividades. Também disseram que se acalmaram, viveram o acolhimento e se sentiram ouvidos.” A docente conta ainda que ficou surpresa ao receber o feedback de um participante que fez uso da Língua de Sinais para assistir às aulas. “Por ser traduzido em Libras, ele pode acompanhar os encontros e os exercícios com os quais nunca imaginou ter contato.”

Com duração de 15 a 20 minutos, os vídeos auxiliam a diminuição de quadros de estresse, depressão e/ou ansiedade decorrentes do isolamento social, por meio de atividades que estimulam o movimento, a respiração, o canto, a dança e a expressividade própria, levando ao descobrimento de espaços internos que alimentam a criatividade. Os encontros ainda promovem a descoberta de novos saberes, tanto no enfrentamento do medo, como no cultivo de uma qualidade de atenção maior para consigo mesmo e, consequentemente, de melhor resposta ao entorno.

A professora Juliana Monteiro destaca que o projeto propõe alternativas para que o público cultive pausas no cotidiano, a fim de recarregar as energias. “Convido as pessoas a assistirem aos vídeos, reservando alguns minutos para viverem essa experiência de acolhimento e terem um encontro consigo mesmas”, sugere.

Os participantes também podem contribuir para aprimorar o projeto, respondendo à pesquisa disponível na descrição dos vídeos. Caso tenha interesse em conhecer o formulário, basta clicar aqui.