Pós inédita em Cuidados Paliativos inscreve de 13 a 19

Publicada em 09/09/2021

De 13 a 19 deste mês, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo do novo Programa de Pós-Graduação Multiprofissional em Cuidados Paliativos da UFSJ. Serão disponibilizadas 30 vagas, neste curso inédito na área no país. As aulas, em formato híbrido, começam já em outubro.

O curso terá duração de 18 meses, com aulas presenciais em um sábado a cada mês. Por ser multiprofissional, essa especialização é destinada a graduados em Ciências da Saúde e áreas afins. Os professores são da UFSJ e também convidados de outras instituições, com renome em cuidados paliativos. A coordenação do curso está a cargo do professor Alexandre Ernesto Silva (Campus Centro-Oeste Dona Lindu).

Cuidados paliativos
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o termo “cuidados paliativos” define um cuidado ativo e total aos pacientes cuja doença ou condição ameaça a continuidade da vida. Tem foco no tratamento da dor e de outros sintomas, e no cuidado dos problemas de ordem psicológica, social e espiritual.

Apesar da demanda crescente por profissionais da área, não são ainda oferecidas especializações nas universidades brasileiras. A coordenação do curso garante oferecer uma pós planejada “com muito zelo, com muitas mãos especialistas.”

O edital, no qual estão contidas todas as informações sobre o processo seletivo, pode ser acessado em https://ufsj.edu.br/pgcuidadospaliativos/processo_seletivo.php.