Urbanidades em meio ao <i>lockdown</i> pauta exposição fotográfica

Publicada em 09/09/2021

O estudante do curso de Psicologia da UFSJ, Ricardo Veneziani, expõe seu trabalho fotográfico em A pandemia e a cidade desnuda, que revela o olhar do artista sobre a cidade de Porto, em Portugal, durante o período de lockdown no início da pandemia da covid-19.

A oportunidade de ir a Porto surgiu em meio a uma viagem de trabalho com sua companheira, estendida por oito meses diante do fechamento das fronteiras. “Foi uma experiência muito interessante. Conheci a cidade de uma forma totalmente inusitada, lidando com a dificuldade de viver isolado com um pequeno grupo, por um longo período de tempo, além de lidar com um lockdown severo, mas que trazia resultados positivos ao país,” analisa.

Ao se deparar com esse novo cenário, Ricardo lembra que se chocou ao ver, pela primeira vez, ruas normalmente movimentadas praticamente vazias. “Isso me fez refletir sobre o espaço deixado pelas pessoas, se elas realmente não estavam mais ali.”

Diante do impacto do distanciamento, fotógrafo e psicólogo passam a pensar juntos: é preciso estar atento, entre o olhar e a escuta, principalmente durante a pandemia, que a todos impôs a falta de convívio. “Quis trazer um impacto positivo com as imagens expostas, para que todos possam ver que também há beleza nessa falta, pois o que fazemos ao nos isolarmos é um cuidado com si mesmo e com os outros.”

Para saber mais sobre o projeto, confira o perfil de Ricardo Veneziani no Instagram. Esse projeto contou com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais, por meio da Lei de incentivo à cultura Aldir Blanc.

Samara Santos
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom