10 de setembro: Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Publicada em 10/09/2021

Você tem ideia do tamanho do problema que o suicídio e a depressão representam para o Brasil e o mundo? Muitas vezes, pensamos que “essas coisas não acontecem na minha família”, ou simplesmente nem pensamos sobre o assunto. Mas os dados mostram que essa realidade é gigante – e temos como enfrentá-la!

Entre jovens, o suicídio é a terceira maior causa de mortes no mundo. Mesmo considerando todas faixas etárias, ainda figura entre as 20 maiores causas: são cerca de 800 mil perdas por ano. Os problemas vão além das vidas que se vão, já que afetam famílias, amigos, equipes de trabalho, comunidades em geral. Os dados são ainda mais alarmantes se considerarmos as tentativas de suicídio que não resultam em morte.

O suicídio também não tem nada a ver com “moda”, que vem e passa: no Brasil, o número de vidas perdidas dessa forma subiu cerca de 30% entre 2014 e 2019.

Na maioria das vezes, o suicídio está diretamente ligado a transtornos mentais, especialmente a depressão, daí a importância de levar a saúde mental a sério. Pessoas com sinais de depressão devem procurar ajuda com profissionais. O Ministério da Saúde lista alguns desses sinais: tristeza profunda; distúrbios do sono; pensamentos negativos; desinteresse e apatia; baixa autoestima; desleixo com a aparência; dores físicas; rejeição; irritabilidade; choro frequente; falta de vontade de fazer atividades simples; mudanças comportamentais bruscas; rejeição a determinados assuntos.

Neste 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, propomos um desafio: observe se há alguém próximo de você precisando de ajuda e indique a essa pessoa apoio psicológico ou médico.

Durante todo o mês, a campanha Setembro Amarelo coloca em pauta a prevenção ao suicídio. A Universidade Federal de São João del-Rei apoia a campanha e trará dicas sobre o assunto e orientações para quem procura atendimento profissional.

 

Fontes:
CVV - setembroamarelo.org.br
Ministério da Saúde
OPAS/OMS