Nova pós em Engenharia de Processos abre inscrições

Publicada em 14/09/2021

Até dia 1º de outubro estão abertas as inscrições para o processo seletivo do curso de Pós-Graduação em Engenharia de Processos da UFSJ. Destinada a profissionais de Engenharia Química, Ciências Exatas e áreas afins, a nova pós busca criar ações transformadoras e complementares para graduados em Engenharia, com cunho prático de projetos reais, alicerçados no conhecimento prévio obtido nos cursos de graduação.

No processo seletivo serão disponibilizadas 120 vagas. A coordenação do curso está a cargo do professor do Departamento de Química, Fabiano Naves (CAP). O curso terá duração de quatro semestres, com as disciplinas divididas em módulos, podendo ser incorporadas na grade mais optativas. Para obtenção do grau de especialista, o estudante deverá elaborar trabalho de conclusão de curso (TCC) ou, se preferir, apresentar projeto prático aplicado no software Aspen.

Processos
Segundo o coordenador, a formação de um engenheiro químico é estruturada em desenvolvimento, otimização e padronização das condições de um determinado processo químico. “Nesse contexto, a Engenharia de Processos apresenta uma forma de dimensionamento de plantas e unidades de produção, visando sempre a um caminho sustentável e de diminuição de retrabalhos associados, geralmente procedimentos fora de controle, com causas típicas em variabilidade no processo”, destaca o professor Fabiano Naves.

O link para inscrições está disponível em https://www.fundep.ufmg.br/cursos-eventos/.