Trabalho da Enfermagem premiado em congresso nacional

Publicada em 17/09/2021

Um trabalho de co-autoria da professora do curso de Enfermagem, Elen Soraia de Menezes, conquistou o segundo lugar do prêmio Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, durante o 72º Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBEn), que aconteceu de forma virtual no final de agosto.

Microscopia do Termo Enfermeira Adjetivado (1890-1949) foi escrito em parceria com pesquisadores do Laboratório de História do Cuidado e Imagem em Enfermagem (Lacuiden), da UniRio. Segundo Elen, seus colegas e ela analisam os diversos adjetivos adicionados por décadas ao termo enfermeira, como enfermeira-padrão, enfermeira-chefe, que ajudam a contar a própria história da Enfermagem.

Marco
Na UFSJ, a professora Elen coordena o do Núcleo de Estudos em História e Memória da Saúde e da Enfermagem e da Saúde do Centro-Oeste Mineiro (Nehmescom). Para ela, é uma “honra” trazer para a UFSJ essa premiação em um congresso “tão significativo para a Enfermagem brasileira.”

O CBEn é o maior congresso da área e representa um marco, por reunir profissionais graduados, técnicos e parteiras, no âmbito acadêmico e assistencial, de todas as especialidades, ao lado de estudantes de graduação, pós-graduação e nível técnico, para compartilhar saberes e experiências da profissão, bem como situar a Enfermagem no cenário histórico, político e cultural do país.