Cátedra Paulo Freire debate aprendizagem matemática

Publicada em 20/09/2021

Nesta segunda, 20, na sequência das comemorações do centenário do nascimento do educador Paulo Freire, a Cátedra da UFSJ promove, a partir das 17h, com transmissão pelo canal da TV UFSJ no YouTube (onde ficará gravada), o terceiro encontro de sua agenda de comemorações. O papel do diálogo na aprendizagem (matemática): interlocuções com Paulo Freire se guiará pelo estudo da Introdução do livro Diálogo e aprendizagem em Educação Matemática, disponível na biblioteca virtual da UFSJ.

Conduzindo o debate, as professoras Flávia Coura e Fabíola Miranda, do Departamento de Matemática e Estatística da UFSJ (Demat). Neste livro, Helle Alrø e Ole Skovsmose, educadores matemáticos dinamarqueses, relacionam a qualidade do diálogo em sala de aula com a aprendizagem, apoiados em Paulo Freire, Carl Rogers e na Educação Matemática Crítica. Skovsmose participa ativamente da comunidade científica brasileira, estando ligado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Unesp, campus Rio Claro.

Para esse encontro, as professoras vão responder, a partir da indicação de leitura, às questões enviadas previamente por professores, comunidade e estudantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e da Residência Pedagógica.

Seguindo a dinâmica dos encontros anteriores, está programada roda de conversa na próxima segunda, 27, também às 17h, para ampliar as possibilidades de diálogo com todos que quiserem aprofundar a discussão sobre as teorias freireanas e a Educação Matemática. A transmissão será feita via Google Meet.

Plenária Mundial Popular de Educação
A celebração do centenário de Paulo Freire, organizada por entidades educacionais e sindicais do Brasil e do exterior, se dedicará a ouvir as várias vozes da América, Europa e África que estudam e praticam o pensamento freireano, não apenas nas salas de aula, mas também, como ensinou o educador, na pesquisa, na ação e nos saberes das juventudes, no ensino, na cultura, nas ciências e nos movimentos sociais.

Toda a programação será on-line e estará disponível nos canais do YouTube da CNTE, da IEAL e da UFPE.