Professor da UFSJ recebe homenagem na Semana da Engenharia e da Agronomia

Publicada em 21/09/2021 - Fonte: ASCOM

A 77ª edição da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea Connect), realizada entre 15 e 17 deste mês, homenageou profissionais e instituições que contribuíram para a melhoria da qualidade de vida e progresso da sociedade, desenvolvimento tecnológico e aprimoramento técnico das profissões que compõem o Sistema Confea/Crea. Atualmente, são mais de um milhão de profissionais registrados no Brasil, sendo 137.312 só em Minas Gerais.

Entre os homenageados, o coordenador do curso de Engenharia Mecânica da UFSJ, Jorge Nei Brito, que recebeu a Medalha do Mérito. Ter sido o único indicado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado (Crea-MG), e estar entre os 12 condecorados, já é, para o professor, uma grande honra. “Homenagens são sempre boas e bem-vindas! Difícil é resumir em palavras todo sentimento e emoção que vivi, e ainda estou vivendo, por ter recebido a Medalha do Mérito. São mais de 35 anos de carreira, incluindo as atividades de engenheiro, professor e pesquisador”, declara.

A entrega das distinções foi feita antecipadamente, de modo que os agraciados pudessem registrar a homenagem em vídeo, exibido durante a cerimônia de abertura do evento virtual. Instituições de direito público ou privado, com ou sem fins lucrativos, são agraciadas com Menção Honrosa. A Láurea ao Mérito é destinada, desde 1958, àqueles que partiram. Todas as indicações passam pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

Em meio à emoção, Jorge Nei relembra como a UFSJ é importante nessa conquista: foi onde viveu a plenitude de sua carreira docente, do mestrado ao pós-doutorado, passando pelas salas de aula da graduação e da pós. Mesmo com tempo para se aposentar, espera continuar inspirando seus alunos a fazer a diferença em todas as oportunidades de trabalho. Para isso, faz um agradecimento especial: “À minha família, em particular minha esposa Cláudia, e a meus filhos, Júlia e Lucas, que me apoiam nessa caminhada.”

A Semana
Com o tema A pandemia: aprendizados e desafios para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências, a Soea Connect reuniu, em três dias intensos de programação, ministros, parlamentares, cientistas e nomes como o do historiador Leandro Karnal. Para essa edição on-line, foi desenvolvida plataforma exclusiva, em 3D, navegável e interativa, que suportou milhares de acessos simultâneos.

A cobertura de toda a programação da 77ª Soea Connect está disponível aqui.