Projeto de extensão da Arquitetura lança newsletter

Publicada em 22/09/2021 - Fonte: ASCOM

Numa iniciativa para divulgar suas atividades e produções, o projeto de extensão Mapeamento colaborativo brasileiro de espaços alternativos e iniciativas pelo direito à Cidade – Etapa 1 acaba de lançar uma newsletter eletrônica. O novo veículo de comunicação se chama ColaBora, é destinado à comunidade universitária e interessados, e terá edições trimestrais.

A newsletter, também é conhecida como boletim informativo, é uma publicação com linha editorial, periodicidade e comunicação visual atrativa. Com o advento das mídias eletrônicas, as newletters impressas foram suprimidas.

Projetos
Nesta primeira edição, ColaBora apresenta o projeto de extensão, interinstitucional e interdisciplinar, que reúne pesquisadores das universidades federais de São João del-Rei (UFSJ), de Minas Gerais (UFMG) e do Pará (UFPA). A iniciativa é coordenada pela professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSJ, Clarissa Cordeiro de Campos.

O objetivo da equipe é elaborar uma plataforma de mapeamento colaborativo on-line de espaços coletivizados e autogeridos, nos quais os indivíduos se articulam coletivamente, pelo direito à cidade como, por exemplo, os sem-teto. Além do levantamento de informações virtuais já existentes sobre os espaços urbanos, o grupo realiza encontros remotos quinzenais, com participantes de movimentos sociais e coletivos. Entre seus colaboradores, professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós de diversas áreas das universidades parceiras. Os interessados em participar e interagir com o projeto devem enviar e-mail para colabora.mapa@gmail.com.

Saiba mais sobre o projeto, acessando o perfi­l no Instagram, onde o internauta pode conferir detalhes sobre a iniciativa e conteúdo da pesquisa de plataformas.