Corpos para a ciência e a saúde

Publicada em 24/09/2021

Garantir que a etapa de conhecimento da Anatomia Humana seja realizada com sucesso, melhorando significativamente o aprendizado dos estudantes da área de Saúde, uma vez que a doação de cadáveres não-reclamados tem restringido a disponibilidade de corpos nos cursos universitários. Esse é o objetivo principal do Programa de Doação de Corpos, desenvolvido no Departamento de Medicina (Demed), Campus Dom Bosco da UFSJ, e que está aberto a receber adesões de voluntários.

A atividade acontece na UFSJ desde 2016 e tem como responsável a professora de Anatomia, Laila Cristina Moreira Damázio (Demed). Ao lado dela, atuam também no Programa a técnica de necrópsia do Demed, Liliane Costa Pereira, e os integrantes da Liga de Anatomia Clínica da Universidade.

Atualmente, o Programa de Doação de Corpos conta com 12 doadores voluntários cadastrados, dois deles falecidos. “Em agosto último, faleceu o segundo doador, quando realizamos velório nas dependências do Laboratório de Anatomia, seguido do preparo do corpo para os estudos”, explica a professora Laila. Para ela, a doação de corpos permite que os mesmos ensinem depois de encerrada a vida. “Mesmo após a morte seus corpos possibilitam a melhoria do aprendizado dos acadêmicos da área de Saúde.”

Incentivo à despedida
Segundo Laila Damázio, em geral há muita vontade de contribuir com a Ciência e a formação dos alunos da Saúde. “Está sendo muito motivador perceber isso nas falas dos doadores”, comenta.

Antes do preparo dos corpos, o Programa tem incentivado a despedida do doador “em uma cerimônia simples”, com parentes e amigos, acompanhados de um representante religioso do doador nas dependências do Departamento de Medicina. “Esse momento é muito importante para os familiares e amigos e também para os alunos da Liga de Anatomia, que percebem as questões éticas e humanísticas envolvidas no processo de doação, relacionadas ao convívio dos familiares no momento da despedida”, avalia a coordenadora. Dessa maneira, o estudante começa a ver o doador como um ser humano que doou o corpo, e não como apenas um cadáver.

Laila conta que o segundo doador do Programa afirmou que queria contribuir com o ensino dos profissionais de saúde. Durante a entrevista para aderir ao Programa, declarou: “Não quero que o meu corpo fique debaixo da terra, para os bichos comerem. Prefiro contribuir com o ensino dos alunos.”

Como participar
O voluntário interessado em doar seu corpo para estudos de Anatomia Humana na UFSJ deve preencher o termo de adesão ao Programa, juntamente com algum familiar. Os documentos devem ser reconhecidos em cartório e, após entrega, o voluntário recebe uma carteira de doador e seus documentos ficam arquivados junto à Coordenação do Programa.

Para saber mais, acesse o link da Liga de Anatomia Clínica: https://ufsj.edu.br/liac/doacao_de_corpos.php.

Foto: Lição de anatomia do Dr. Tulp, de Rembrandt