Demanda Universal: Fapemig aprova 35 projetos da UFSJ

Publicada em 30/09/2021 - Fonte: ASCOM

Este é o número: 35 projetos científicos de pesquisadores da UFSJ foram aprovados pelo Edital de Demanda Universal 2021, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). A nova conquista significa um aporte de recursos para a pesquisa na UFSJ da ordem de R$ 1,35 milhões, como informa a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope).

Para o pró-reitor André Baldoni, o resultado reflete “o potencial dos pesquisadores da UFSJ e a vocação de nossa Universidade para a pesquisa.” Ele ressalta também que o resultado contemplou projetos realizados nos seis campi da UFSJ, o que demonstra a boa performance em todas as áreas do conhecimento. E mais: os projetos aprovados são desenvolvidos em sua maioria por docentes ligados a 18 programas de pós-graduação, o que ainda tem impacto positivo nos cursos de mestrado e doutorado oferecidos pela instituição.

Em reunião com representantes das universidades, a Fapemig divulgou que os recursos previstos serão liberados ainda este ano. Nesse cenário, o pró-reitor recomenda que os pesquisadores com projetos aprovados se planejem para o início das atividades propostas. E verifiquem, também, se há algum tipo de inadimplência com a Fapemig. Essa verificação pode ser feita via sistema Everest.

Demanda Universal
Em toda Minas Gerais, a Fapemig aprovou 407 propostas. O objetivo do Edital de Demanda Universal é estimular a pluralidade e a diversidade da pesquisa científica e tecnológica, nas diversas áreas do conhecimento, e fomentar novas iniciativas de Ciência para a geração de saberes capazes de impactar positivamente nos produtos, serviços e processos – e, consequentemente, na economia do Estado e na vida das pessoas. Para todos os projetos aprovados, a Fapemig está destinando um total de R$ 36 milhões, sendo R$ 18 milhões de recurso suplementar, aprovado pelo Conselho Curador da Fundação.

Confira aqui a relação das propostas que concorreram a esse edital.