UFSJ e UFMG organizam simpósio de computação que discute temas mundiais

Publicada em 14/10/2021 - Fonte: ASCOM

Estão abertas, até 5 de novembro, as inscrições para o XXVII Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web. Na versão on-line, o evento promete ser o maior do setor na América Latina e deve ter participação recorde. Promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o simpósio é organizado pelas federais de São João del-Rei (UFSJ) e de Minas Gerais (UFMG).

Um dos coordenadores do evento, o professor Leonardo Rocha, do Departamento de Ciências da Computação da UFSJ (Dcomp), acredita que o evento vai atrair milhares de participantes. “É o principal evento do tema no Brasil e uma excelente oportunidade de intercâmbios científico e técnico entre alunos, pesquisadores e profissionais das áreas de multimídia, hipermídia e web”, destacou.

Além do concurso que vai premiar os melhores trabalhos de iniciação científica, dissertações e teses, acontece também o VI Prêmio Luiz Fernando de Computação, destinado a professores e estudantes de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), envolvidos em projetos de inovação, completos ou em andamento, que tenham impacto social e promovam a melhoria da sociedade. Luiz Fernando foi professor da PUC-Rio e um dos fundadores do evento WebMedia. “A participação nesse evento é fundamental para o fomento de novos pesquisadores e para o reconhecimento daqueles que já estão trabalhando com as TICs para o desenvolvimento de soluções que perspectivem não só a aplicabilidade tecnológica, mas também tenham em vista o impacto disso na sociedade”, detalhou Leonardo.

Sessões técnicas discutem temas relevantes da atualidade
Um dos destaques do simpósio são as sessões técnicas, que vão discutir questões relevantes e atuais, com impacto global na vida da sociedade. Entre eles, os ecossistemas de fraude on-line; redes sociais e mídias sociais; saúde digital e tecnologias assistivas; e inteligência artificial.

De acordo com o professor Leonardo Rocha, os temas não foram escolhidos de forma aleatória. “Quem de nós não se deparou com manchetes sobre o vazamento de dados e as fraudes decorrentes daí? Quando falamos em mídias e redes sociais, estamos falando do cotidiano de milhões de pessoas no planeta. Na área da saúde, as TICs foram e continuam sendo fundamentais, por exemplo, na Medicina. Procedimentos feitos em conjunto com especialistas de várias partes do mundo, pesquisas, análises, etc. Falar da atualidade sem mencionar a inteligência artificial é desconhecer, por exemplo, ferramentas e equipamentos que estão presentes no nosso dia a dia. Por isso, esse simpósio, na minha opinião, é fundamental”, finalizou.

Quem quiser participar do simpósio pode acessar a página do evento. O valor das inscrições varia de acordo com o perfil do participante.

 

Luciene Tófoli
Assessoria de Relações Interinstitucionais