UFSJ no Programa VUEI: voo do CCO

Publicada em 14/10/2021 - Fonte: ASCOM

O Campus Centro-Oeste Dona Lindu da UFSJ (CCO) evidenciou sua vocação empreendedora durante participação no Programa Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (VUEI), do governo de Minas Gerais. Coordenado pelos professores Paulo Afonso Granjeiro e Rafael César Russo Chagas, o time Jovens Empreendedores de Divinópolis (Jedi) levou a UFSJ ao pódio, conquistando a segunda colocação no nível iniciante.

A equipe é formada pelos estudantes Diego Fernandes Livio, Hiure Gomes Ramos Meira, Maria Auxiliadora de Oliveira, Pablo Felipe Rodrigues Gonçalves, Tuânia Natacha Lopes Silva e Vinícius Souza Tarabal. Os integrantes foram responsáveis, juntamente com os docentes envolvidos, pelo desenvolvimento de uma série de iniciativas durante o VUEI, as quais levaram à evolução do CCO, que passou ao nível potencial, após o diagnóstico final do Programa.

O professor Paulo Granjeiro enfatizou a importância do Programa do governo do Estado e as contribuições trazidas para os participantes. “O VUEI é uma iniciativa incrível, na qual tivemos acesso a um conteúdo amplo sobre como implantar ações que estimulem o empreendedorismo na UFSJ. Todo o trabalho foi realizado com base no cumprimento de metas e contando com um excelente suporte dos agentes que nos acompanharam, o que nos incentivou ainda mais a buscar os resultados alcançados.”

Conexões
Entre as atividades promovidas, o Jedi estabeleceu uma conexão relevante com o setor produtivo através do networking. Apresentações de pitch, resumo executivo e de linhas de pesquisa com forte aplicação no mercado foram realizadas, além de diversas reuniões com empresas.

O VUEI também contribuiu para a criação da Liga Acadêmica de Empreendedorismo e Inovação (Laemi). Trouxe, ainda, o embasamento para que o time inaugurasse um hub de inovação no CCO. A ação visa oferecer um espaço onde estudantes, professores, servidores, terceirizados e comunidade do entorno possam se conectar, desenvolvendo ideias e modelos de negócios.

O grupo integrou, igualmente, as atividades que criaram o Movimento Empreendedor do Vale do Rio Pará (Movap), um programa de pré-incubação de empresas que busca estimular a educação empreendedora, por meio do desenvolvimento de ideias e/ou pesquisas com potencial de negócio na região. A iniciativa se baseia na parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e o Cefet/MG Campus V – Divinópolis, com as seguintes instituições: Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG – Unidade Divinópolis), Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ – Campus Centro-Oeste Dona Lindu), Agência de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Rio Pará, do Grupo de Educação Ética e Cidadania, e Prefeitura Municipal de Itapecerica (MG).

Entre outras ações, o Movap promoveu ainda duas competições de pitch, nas quais os participantes tiveram até cinco minutos para vender uma ideia e/ou negócio para investidores. O Movap Startup Day e o Movap Demoday abriram espaço para que empreendedores pudessem apresentar suas soluções tecnológicas e inovadoras.