Docência e decência em ensinar

Publicada em 15/10/2021 - Fonte: ASCOM

Hoje, 15 de outubro, somos lembrados pelo exercício da nossa profissão: professor/professora. Em tempos tão difíceis, sombrios, instáveis, de falta de ética, de humanidade, nossa profissão é a esperança de podermos construir uma sociedade muito melhor, mais justa, igualitária e fraternal, em que a Ciência, algo tão caro a todos nós, seja reconhecida e valorizada.

No exercício da docência, sempre ouço o questionamento dos(as) discentes sobre como uma professora ou um professor educa? Sempre recorro ao nosso Patrono da Educação, Paulo Freire, e respondo que um professor ou uma professora educa pela “corporeificação das palavras pelo exemplo.”

Se queremos uma outra sociedade, é necessário nosso exemplo de ética, de defesa da verdade, do posicionamento contrário aos discursos que pregam o ódio e o empenho, firme de nossa parte, para que qualquer vida seja tratada com dignidade.

Nesse dia de reflexão, o importante é termos a certeza de que nossa profissão não apenas forma as outras profissões; mais do que isso: pela nossa profissão, a docência, contribuímos com a construção de outro mundo, muito melhor. Por isso merecemos respeito e dignidade na nossa atuação, na nossa carreira e no nosso cotidiano.

Saudações às companheiras e aos companheiros, Professoras e Professores!


Marcelo Andrade
Reitor da UFSJ