Reginaldo Lopes quer UFSJ como parceira para desenvolvimento regional

Publicada em 19/10/2021

O reitor Marcelo Andrade recebeu ontem, 18, a visita do deputado federal Reginaldo Lopes (PT). Ex-aluno da UFSJ, o parlamentar externou sua preocupação com o contexto nacional e particularmente com as instituições federais de ensino, e o corte de 90% dos recursos para pesquisa na PLOA 2022. Ele garantiu estar trabalhando pela recomposição orçamentária das universidades públicas. Segundo Reginaldo, o pedido feito pela Andifes – Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino –, de R$ 1,7 bilhão para recomposição dos orçamentos das Ifes, já foi apresentado à senadora Rose de Freitas, presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), e há a expectativa de recomposição de R$ 1 bilhão. Entretanto, o deputado disse estar trabalhando para que os 700 milhões sejam destinados à assistência estudantil.

Preocupado com o desemprego e a evasão escolar, Reginaldo informou que vai propor a criação de um programa específico para as instituições federais de ensino. “Seria uma década para a juventude, a fim de retardar a entrada dos jovens no mercado de trabalho, incentivando sua permanência nos institutos federais e nas universidades”, explicou. Para que isso aconteça, entretanto, Reginaldo Lopes defende a derrubada do teto de gastos, a fim de que o Estado volte a investir pesadamente em educação e saúde.

No que diz respeito à UFSJ, o reitor – que lembrou ao deputado o fato de a nova gestão ter assumido em plena pandemia e com corte de recursos – disse ter priorizado o bem-estar da comunidade universitária e a permanência dos alunos na UFSJ. “No ano passado, apesar de todas as dificuldades, mais de mil alunos da graduação concluíram seus cursos. Em relação a 2020, a Universidade perdeu mais de R$ 10 milhões no seu orçamento. Apesar disso, fomos capazes de manter uma rede de assistência estudantil, com o oferecimento de bolsas emergenciais, bolsas para compra de equipamentos e pagamento de internet aos alunos em vulnerabilidade socioeconômica, para que pudessem acompanhar as aulas remotas”, exemplificou.

Por outro lado, Marcelo destacou que foi possível também viabilizar obras, como as da voçoroca, no Campus Alto Paraopeba, a reforma da moradia estudantil, e outras que estão sendo ou serão realizadas no campi Tancredo Neves, Santo Antônio e Sete Lagoas.

Desenvolvimento regional
O deputado Reginaldo Lopes externou ao reitor sua preocupação com o desenvolvimento regional e disse acreditar que a UFSJ seja a parceira ideal para projetos de empreendedorismo com base no cooperativismo, que possam alavancar o crescimento econômico da região. Marcelo disse que iniciativas nesse sentido serão sempre bem-vindas. Ele afirmou que vem dialogando sobre esse assunto com a bancada mineira no Congresso. “O nosso objetivo vai exatamente na mesma direção. Queremos que a UFSJ seja uma indutora do desenvolvimento regional nos locais onde está inserida. É um projeto suprapartidário. Temos muito a contribuir como instituição pública de ensino, pesquisa e extensão”, finalizou.

Luciene Tófoli
Assessoria de Relações Interinstitucionais