Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro comemora seus 10 anos

Publicada em 20/10/2021

Em comemoração à sua primeira década de existência, a Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro (Recom), promove, nesta sexta, 22, a partir das 9h, evento on-line, com mesas-redondas nas áreas das Ciências da Saúde e Enfermagem, que será transmitido pelo canal da TV UFSJ no YouTube.

O ciclo de debates contará com a presença de convidados de importantes instituições, nacionais e internacionais, como a Unifesp, UFMG e a Universidade de Concepción, no Chile. As palestras terão como enfoque as áreas de conhecimento em que o periódico atua, além de discussões pertinentes sobre a produção e divulgação científica. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas neste link.

A Recom é publicada anualmente de forma contínua desde 2011, estando sob a coordenação da editora-chefe e professora do curso de Enfermagem, Patrícia Braga, ao lado de outros docentes da UFSJ e de colaboradores de outras universidades e centros de pesquisa, do país e do exterior. Em julho deste ano, a Revista aprovou novo regimento interno, que garante sua institucionalização formal na UFSJ, ao propor uma reorganização do funcionamento do periódico, a fim de atender às exigências atuais dos indexadores de publicações científicas.

Nas palavras da professora Patrícia Braga, “é o momento de celebrar essa trajetória com toda a comunidade científica” – afinal, trata-se de uma década inteira dedicada à promoção de resultados de pesquisas acadêmicas.

Divulgação científica
Desde sua fundação, a Revista publica anualmente, com muito esforço e rigor, 60 artigos e quatro editorias. Desde sua data de estreia, a Recom recebeu aproximadamente 2.350 artigos, o que demonstra o interesse da comunidade científica em nela divulgar seus estudos.

Na visão da professora Patrícia Braga, fazer divulgação científica com qualidade é difícil. “Exige padrões editoriais qualificados, política editorial alinhada aos aspectos éticos e às diretrizes internacionais de divulgação do conhecimento científico. Aliado a isso, é indispensável um corpo editorial preparado e uma rede de avaliadores para a revisão qualificada dos artigos”, observa. Um dos aspectos essenciais para o desenvolvimento da Recom nesses 10 anos é a composição de um corpo editorial dedicado à qualificação da revista. “Sem dúvida, essa postura, somada ao trabalho de qualidade de autores e avaliadores, têm permitido nosso crescimento”, destaca.

Gabriella Canuto
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom