Presidente da Andifes fala sobre processo orçamentário em evento do TCU

Publicada em 20/10/2021

Estão abertas as inscrições para o Ciclo de Debates sobre o Processo Orçamentário das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) vinculadas ao Ministério da Educação. O evento, realizado pelo Tribunal de Contas da União, está marcado para os dias 21 e 22 de outubro, e reunirá especialistas em governança fiscal e orçamentária, educação superior e processo orçamentário. O objetivo é discutir os desafios quantitativos e qualitativos que envolvem as finanças dessas instituições de ensino.

A expansão da educação superior, o processo de elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual das Ifes e a sustentabilidade financeira das entidades serão alguns dos temas abordados.

A participação do presidente da Andifes, reitor Marcus David (UFJF), será no dia 22, às 10h45. Além dele, estão confirmadas as participações do ministro da Educação, Milton Ribeiro, do subsecretário de Planejamento e Orçamento do MEC, Adalton Rocha de Matos e de dirigentes das instituições da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica e das universidades federais também irão participar do encontro.

As inscrições são gratuitas. Com transmissão pelo canal do TCU no YouTube, a participação está aberta a acadêmicos, técnicos do TCU e da AGU, parlamentares federais, gestores de universidades públicas, consultores orçamentários, acadêmicos e quaisquer interessados no tema.

Sobre o encontro
O Ciclo de Debates ocorre no âmbito da fiscalização atualmente conduzida pela Secretaria de Controle Externo da Educação, da Cultura e do Desporto (SecexEducação). O propósito é que o encontro seja uma importante fonte de informação para aprimorar a qualidade do relatório a ser produzido, bem como trazer mais subsídios para as fiscalizações que sucederão o levantamento.