Cuidado e enfrentamento a situações de violência contra a mulher

Publicada em 20/10/2021

O programa de extensão Entre idas e vindas: construindo fluxos e fortalecendo redes de cuidado à mulher em situação de violência no município de São João del-Rei realiza, nesta quarta e quinta, dias 20 e 21, o III Seminário de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e V Encontro Gênero, Saúde e Direitos Humanos, com transmissão pela Plataforma doity.com.

Por meio do diálogo, o Seminário vai focar na reflexão sobre formas para o enfrentamento à violência contra a mulher em conjunto com os setores sociais sãojoanenses, como profissionais da rede de saúde, assistência social e segurança pública, estudantes universitários, docentes e coletivos feministas, e toda a comunidade que se interesse pelo tema. Dois dias de encontro, com o objetivo de unir forças para construir estratégias eficazes para o acolhimento e fortalecimento das mulheres na sociedade.

O evento tem como parceiros o Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (Nesc) e o Núcleo de Estudos em Gênero, Raça e Direitos Humanos (Negah). Às 14h desta quarta, três pautas em cena: Partilhando experiências e fortalecendo lutas; Voz e potência nas narrativas e mulheres; Escuta e acolhimento às mulheres em situação de violência. Na quinta, roda de conversa entre entidades que estudam questões de gênero e violência. Acompanhe a programação no Instagram do Entre Idas e Vindas.

Cartilha
Durante seus três anos de atuação, o Programa procurou mapear os serviços da rede de acolhimento e de enfrentamento à violência contra a mulher em São João del-Rei. Em 2020, foi publicada cartilha com informações sobre essas redes e serviços, disponível neste link, com o intuito de ser utilizada como instrumento de fortalecimento dos meios de cuidado às mulheres em situação de violência.

Luiza Tomey
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom